6 de julho de 2022
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 5.09GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 11,3W

Ministro negocia suspensão do reajuste na conta de luz

Novo chefe do MME se reuniu com Arthur Lira e representantes da ANEEL para discutir soluções

Autor: 18 de maio de 2022junho 2nd, 2022Política
Ministro negocia suspensão do reajuste na conta de luz

Adolfo Sachsida é o novo ministro de Minas e Energia. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), em pronunciamento à TV Câmara, afirmou, nesta quarta-feira (18), que espera sensibilidade da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) e das distribuidoras para que possam reduzir as tarifas de energia. 

Lira se reuniu com o novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, e parlamentares para discutir os consecutivos aumentos na conta de luz e o decreto que pede a suspensão do aumento de mais de dois dígitos no valor da tarifa dos consumidores atendidos pela Enel Distribuição, no Ceará. 

No início do mês, o Plenário aprovou urgência na votação do projeto do deputado Domingos Neto (PSD-CE). A proposta, embora seja sobre o aumento das tarifas dos moradores cearenses, vai ser discutida no Plenário para também valer para todos os aumentos concedidos no País.

“Tivemos uma reunião bastante produtiva, onde o ministro Sachsida saiu daqui com a incumbência de se reunir com as distribuidoras e com a ANEEL para buscar uma saída equilibrada. Apesar de ser contratual, esse aumento pode ser minimizado”, disse Lira.

Aumento de dois dígitos 

No dia 19 de abril, a ANEEL aprovou o reajuste tarifário anual de 2022 da Enel Distribuição para pouco mais de 3,8 milhões de unidades consumidoras no Ceará. A medida elevou a conta de luz no estado em mais de 24%.

Na ocasião, a Agência justificou que o aumento ocorreu em razão da “retirada de componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário, além de custos com encargos setoriais e despesas relacionadas às atividades de distribuição e compra de energia”. 

Henrique Hein

Henrique Hein

Atuou como repórter no jornal Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Acompanha o setor de energia solar fotovoltaica, cobrindo as editorias de Mercado e Tendências; Negócios e Empresas; Cases e Bastidores da Política.

Comentar

*Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Canal Solar.
É proibida a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes e direitos de terceiros.
O Canal Solar reserva-se o direito de vetar comentários preconceituosos, ofensivos, inadequados ou incompatíveis com os assuntos abordados nesta matéria.