1 de março de 2021
solar
No Brasil Hoje

Potencia GC SolarGC 3,28GW

No Brasil Hoje

Potencia GD SolarGD 4,88 GW

Pipas deixam 450 mil residências sem energia elétrica no ES

Segundo a EDP Espírito Santo, dobrou o número de pessoas sem eletricidade em 2020

Autor: 24 de janeiro de 2021janeiro 27th, 2021Brasil
Pipas deixam 450 mil residências sem energia elétrica no ES

De acordo com a EDP Espírito Santo, mais de 450 mil residências ficaram sem energia elétrica no ano passado por incidentes relacionados a pipas. O número representa uma alta de 125% em relação aos 200 mil imóveis que foram afetados em 2019. 

Outro número que chama atenção é a quantidade de ocorrências atendidas pela EDP. Nos últimos 12 meses, foram 1.802 chamadas, um crescimento de 85% em relação as 971 registradas há dois anos. 

De acordo com a distribuidora, esse aumento ocorre porque as pipas, quando usadas com as linhas com cerol ou produtos cortantes, podem causar desligamentos ao romper os cabos de energia, provocando assim curtos circuitos na fiação.

“Um curto-circuito ocasionado por pipas na rede elétrica pode provocar desde danos materiais até queimaduras, amputação de membros ou levar ao óbito”, afirma Marcio Costalonga, gestor da EDP.

Atualmente, existem orientações para quem brinca de pipa pelas ruas ter mais segurança. “As pessoas devem buscar espaços abertos, como parques e campos onde não exista o risco de contato com os fios de energia”, destaca o executivo.

Materiais utilizados nas pipas

Alguns materiais usados nas pipas são condutores de energia, o que aumenta o perigo no contato com a rede elétrica. O cerol, material cortante utilizado, é proibido, podendo ser um risco para os pedestres e motociclistas.

Julio Afonso

Julio Afonso

Comentar