Caros leitores,
Nesta edição, apresentamos as mudanças trazidas ao setor de GD (geração distribuída) pela Lei 14.300, recentemente sancionada pela presidência da república. O novo marco legal da GD trouxe alguns desafios a serem enfrentados, especialmente no segmento de fazendas solares. O Canal Solar conversou com especialistas para elucidar as principais dúvidas sobre o assunto.
Também abordamos um assunto que vem ganhando importância em meio ao crescimento acelerado do setor: toda empresa de energia solar precisa ter registro no Crea ou em conselho de classe equivalente? A obrigatoriedade e as regras do registro são dúvidas recorrentes entre os empreendedores do setor fotovoltaico no Brasil.
Um artigo técnico sobre normas e métodos de detecção de arco elétrico também é um dos destaques desta edição. Este recurso de proteção, que tem o objetivo de evitar incêndios em sistemas fotovoltaicos, ainda não é obrigatório no Brasil, mas já é normatizado e discutido em outros países.
Ainda trazemos conteúdo sobre BIPV (sistemas fotovoltaicos integrados à arquitetura) e sobre a nova tecnologia de sistemas de armazenamento de energia com acoplamento CC, que pode potencializar o uso de sistemas fotovoltaicos combinados com bancos de baterias.
Boa leitura!
Índice
08. Toda empresa de energia solar precisa ter registro no Crea?
18. Fazendas solares em GD: o que muda com a Lei 14.300?
30. Sistemas BIPV: a integração harmoniosa entre painéis solares e a arquitetura
40. 5G e o mercado de energia solar
47. Desvendando as estações de recarga para veículos elétricos
56. Métodos de detecção de arco elétrico em sistemas fotovoltaicos: normas e experiências
76. Viabilidade financeira dos inversores híbridos comacoplamento CC e o armazenamento do clipping