Caros leitores,
O ano de 2025 começa com debates estratégicos que devem influenciar diretamente os rumos do setor energético no Brasil. Os primeiros meses já demonstram que temas como armazenamento, regulação e novos modelos de negócio continuarão no centro das discussões — e nesta edição da Revista Canal Solar, reunimos reportagens, entrevistas e artigos que ajudam entender as transformações em curso e os desafios que ainda precisam ser enfrentados para consolidar um sistema mais moderno, eficiente e acessível. Entre os destaques desta edição, trazemos uma análise sobre o que está por trás do sucesso de operações de M&A no setor elétrico. Mais do que uma negociação, fusões e aquisições envolvem estratégia, governança e visão e longo prazo — elementos que podem definir o sucesso ou o fracasso dessas movimentações.
No campo jurídico, discutimos os contratos de arrendamento rural em projetos de energia renovável, tema que ganha relevância à medida que usinas solares avançam sobre áreas produtivas e demandam segurança jurídica para todos os envolvidos. Com a crescente valorização dos ativos ambientais, dedicamos um artigo ao mercado de créditos de carbono, com um alerta importante: a venda desses créditos por usinas solares precisa ser acompanhada de regulamentação robusta, sob risco de abrir espaço para fraudes e comprometer a credibilidade de todo o sistema.
Nas reportagens especiais, abordamos os obstáculos de acesso à energia em regiões remotas do país, e mostramos como a busca por autonomia vem crescendo entre consumidores esidenciais, que têm investido em sistemas de Ericka Araújo Editora de Conteúdo baterias para minimizar os efeitos de quedas constantes de energia e ampliar sua independência em relação à rede.
Boa Leitura!
Índice
04. Editorial e Carta ao Leitor
05. Panorama Solar
07. Eventos
10. O sucesso de um M&A começa antes da primeira proposta
16. O mundo já decidiu, só falta o Brasil
20. Transição energética e os mecanismos de controle tarifário
22. Inversão de fluxo: proposta de metodologia para estimativa de consumo real em alternativa ao modelo Atual
26. ANEEL propõe mudanças no Mercado Livre de Energia e agentes avaliam impactos
28. Venda de créditos de carbono de usinas solares e fraude no setor: o que está em jogo
30. SPIC Brasil critica gargalos na transmissão e confirma interesse em leilões de baterias
34. Armazenar energia é questão de estratégia nacional — e o Brasil está atrasado
38. Como enfrentar os desafios de acesso à energia no território brasileiro?
40. Consumidores residenciais investem em baterias para fugir das quedas de energia e ter mais autonomia
42. Contratos de arrendamento rural em projetos de energia renovável
44. A importância do planejamento ar quitetônico na eficiência de sistemas solares integrados à arquitetura
48. SAJ expande presença no Brasil com foco no mercado de armazenamento de energia
50. A distribuição de energia que queremos (e precisamos!)