7 de maio de 2021

Carrinho

Trina Solar lança rastreador que aumenta o ganho de energia em 8%

O novo equipamento contém um sistema que possibilita melhorar sua estrutura e estabilidade

Autor: 30 de abril de 2021Mundo
Trina Solar lança rastreador que aumenta o ganho de energia em 8%

A Trina Solar fez o lançamento do novo rastreador que vai fazer parte da linha TrinaTracker, o rastreador Agile 1V Bi-Fila. O equipamento é compatível com painéis de 400W até 670W+ e pode ter um rendimento de até 8% no ganho de energia.

Segundo Duan Shunwei, chefe da unidade de rastreadores da Trina, o novo rastreador contém quatro novas tecnologias à sua disposição: maior confiabilidade, maior geração de energia, BOS otimizado e adaptabilidade aprimorada.

O Agile 1V utiliza o sistema de multi-drive (dual-slewing), que permite que o equipamento tenha uma melhora na estabilidade do sistema rastreador, qualifique a transmissão de carga, reduza o efeito aeroelástico e melhore a estrutura do rastreador.

O equipamento contém um design de suporte esférico para a redução na pressão e deformação da estrutura, possibilitando uma confiabilidade e adaptação em solos complexos. 

Além disso, o design Bi-Fila do Agile 1V permite a instalação de até 120 painéis por rastreador, pois diminui o seu alcance de rastreamento, podendo chegar a uma capacidade de instalação de 15,6%.

Novo sistema operacional da TrinaTracker

De acordo com a fabricante, o sistema operacional da TrinaTracker, chamado SCADA, vai possibilitar o monitoramento remoto de seu equipamento. 

Leia também: Módulos de 670W estarão disponíveis no Brasil a partir do 2º semestre

Com isso, ele vai potencializar o tempo operacional efetivo nas diversas condições climáticas e localizar os problemas do rastreador e resolvê-los, em tempo real, reduzindo o custo de manutenção e aumentando a eficiência de operação.

“Atualmente, os focos principais da indústria de rastreadores estão na área de engenharia do vento e aprimoramento estrutural, mas também precisamos considerar o desenvolvimento de software, como, por exemplo, os algoritmos de rastreamento inteligente e o sistema SCADA. Através do cumprimento integral de padrões já estabelecidos da indústria, da tecnologia de ponta, bem como da integração upstream e downstream, a Trina Solar irá aprimorar o valor de rastreadores, e facilitar o crescimento contínuo do mercado global de rastreadores”, destacou Shunwei.

Julio Afonso

Julio Afonso

Graduando em jornalismo na PUC-Campinas. Experiências em redação e conteúdo para mídias digitais.

Comentar