
A Solarian Energy concluiu a construção de uma usina fotovoltaica em Salto de Pirapora, no interior de São Paulo. O objetivo do projeto é atender a uma rede de farmácias com 94 lojas na área da CPFL Piratininga.
A planta possui aproximadamente 12 mil painéis Canadian de 410W e 30 inversores de 125 kW. A potência instalada é de 4,9 MW. O projeto recebeu investimentos de aproximadamente R$ 17 milhões, feitos em parceria com um fundo estrangeiro.
“Estamos satisfeitos por inaugurar nossa maior e mais moderna usina solar mesmo com todas as restrições impostas pela pandemia”, destacou o Edgard Franco, CEO da Solarian Energy.
Franco também destaca a utilização de trackers (seguidores solares) na usina. “Com os seguidores solares, a geração de cada painel cresce e a usina tem uma produção superior”, afirmou o executivo.
Segundo Franco, a implantação da usina, além de trazer economia no gasto com energia elétrica da rede de farmácias, já contribuiu para a geração de novos empregos na região.
“A construção da planta já gerou cerca de 50 empregos durante a obra. Durante a operação e manutenção, esse número cairá, mas sempre haverá a demanda por serviços locais, o que garante mais empregabilidade para as empresas da região”, acrescentou.
O executivo também destacou os benefícios ambientais para a região onde está localizada a usina. “A geração distribuída de energia diminui as perdas e alivia a rede nos pontos de geração. Na prática, diminui as interrupções e as oscilações na rede. Além de reduzir o custo de energia do nosso cliente, estaremos contribuindo para um planeta mais sustentável e para o desenvolvimento da infraestrutura elétrica do país”, concluiu Edgard Franco.

