Com 257 metros de altura, o Brasil caminha para receber a maior torre eólica já projetada em seu território. Para efeito de comparação, a estrutura terá dimensão próxima à do edifício mais alto do país, o Yachthouse by Pininfarina, em Balneário Camboriú (SC), que possui 294 metros de altura.
Considerando apenas a estrutura da torre, sem as pás, a altura será de 166 metros, patamar significativamente superior ao padrão atualmente adotado no país. A torre será construída no Ceará pela Casa dos Ventos, com investimento estimado em R$ 94,9 milhões.
Segundo a EPE (Empresa de Pesquisa Energética), vinculada ao MME (Ministério de Minas e Energia, as torres eólicas instaladas no Brasil costumam ter entre 80 e 120 metros de altura.
De acordo com a Casa dos Ventos, a maior altura permitirá a captação de ventos mais fortes e constantes em níveis mais elevados da atmosfera, o que tende a aumentar o desempenho dos aerogeradores.
Segundo a companhia, uma das características do projeto é o sistema auto içável incorporado à torre.
Dessa forma, a própria estrutura será responsável por içar os segmentos subsequentes à medida que a construção avança, eliminando a necessidade de guindastes de alta capacidade para alturas superiores a 135 metros, equipamentos que atualmente não estão disponíveis no Brasil.
A torre será construída em concreto pré-moldado e conta com apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública vinculada ao MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.
O desenvolvimento do projeto também ocorre em parceria com a Goldwind, responsável pelo fornecimento das turbinas e pela tecnologia dos aerogeradores, e com a Cortez Engenharia, que ficará encarregada da execução da obra e da construção dos componentes auxiliares.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.