A ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída) se reuniu nesta semana com representantes do MME (Ministério de Minas e Energia) para apresentar propostas voltadas à solução de desafios atuais do setor elétrico.
O encontro contou com a presença do secretário nacional de Energia Elétrica, Gentil Sá; da coordenadora-geral de Distribuição de Energia Elétrica, Aline Eleutério; e de integrantes da equipe técnica do MME.
Pela ABGD, participaram o presidente Carlos Evangelista, os conselheiros Christino Áureo, Daniel Maia e Bruno Menezes, além de Noemi Araujo, responsável pelas relações institucionais e governamentais.
Na ocasião, a entidade defendeu a integração da geração distribuída com sistemas de armazenamento de energia como medida para reduzir picos de demanda, aliviar a pressão sobre a rede elétrica e otimizar o atendimento nos horários de ponta.
O modelo proposto prevê implantação rápida ( entre quatro e seis meses) e custo competitivo, com sinalização econômica adequada. A ABGD também destacou a possibilidade de atuação de operadores de sistema de distribuição (DSOs) autônomos e independentes.
Segundo Evangelista, o objetivo é construir uma proposta objetiva e viável para todos os agentes do setor.
“A iniciativa tem sido debatida também com ANEEL, ONS e EPE. Consideramos uma solução de mercado eficaz e estratégica para o momento atual, preservando a segurança dos consumidores amparados pela Lei 14.300/22 e trazendo benefícios para todos os usuários do Sistema Elétrico Brasileiro”, afirmou.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.