Durante a COP30, a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar) e a APES (Associação Paraguaia de Energia Solar) assinaram um acordo de cooperação com o objetivo de ampliar a colaboração no desenvolvimento do setor de energia solar e outras soluções sustentáveis entre Brasil e Paraguai
O acordo firmado por Rodrigo Sauaia (ABSOLAR) e Pablo Zuccolillo (APES), presidentes executivos das duas entidades, prevê uma troca constante de informações, boas práticas e soluções sustentáveis para os dois países.
De acordo com a ABSOLAR, o acordo pode ser um impulso significativo para acelerar a transição energética com base em tecnologias sustentáveis.
“Com a energia solar, os sistemas de armazenamento, a eletrificação da frota e novos projetos com hidrogênio verde e data centers, podemos, em pouco tempo, tornar a matriz elétrica brasileira ainda mais limpa e sustentável”, comentou Sauaia.
O presidente ainda enfatizou que a ABSOLAR está comprometida em intensificar a colaboração com a APES para fortalecer o comércio bilateral.
“O acordo reforça as relações entre Brasil e Paraguai, gerando oportunidades para ambos os mercados e promovendo crescimento social, econômico e ambiental”, concluiu.
E na visão do representante paraguaio, o acordo de cooperação visa impulsionar o uso da energia solar como um motor de desenvolvimento econômico, social e ambiental.
“Com base na longa cooperação de Itaipu, a parceria avança em direção a tecnologias como a energia solar flutuante. O projeto reforça a diversificação da matriz energética e a segurança elétrica de ambos os países. O acordo promove infraestrutura renovável, inovação e colaboração público-privada. Ambas as entidades reafirmam o compromisso com a sustentabilidade e o acesso universal à energia limpa”, enfatizou.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.