A Marinha dos Estados Unidos, em parceria com a empresa Skydweller Aero, completou com sucesso um voo ininterrupto de uma aeronave não tripulada movida a energia solar, durante um teste realizado em Stennis, no Estado do Mississippi.
Sob a liderança da Nawcad (Divisão de Aeronaves do Centro de Guerra Aérea Naval), a operação durou 73 horas consecutivas, demonstrando avanços importantes na tecnologia do veículo aéreo solar de longa duração e seu potencial para operações de inteligência, vigilância e reconhecimento marítimo.
O teste comprovou a capacidade da aviação operar de forma contínua utilizando energia solar, atingindo um balanço energético positivo que permite voos prolongados sem necessidade de reabastecimento.
De acordo com a Skydwelle, a aeronave se destacou por oferecer vigilância contínua em grandes áreas, liberando sistemas mais sofisticados para tarefas especializadas, como resposta rápida e uso de sensores avançados.
Novos testes com a aeronave estão programados para acontecer ainda neste verão na área de responsabilidade do Southcom (Comando do Sul dos EUA).
O Nawcad é uma empresa responsável por testes, pesquisa, desenvolvimento e sustentação das plataformas aéreas da Marinha e do Corpo de Fuzileiros Navais.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.