Aeroporto de Salvador antecipa meta ESG com uso de energia solar

Fonte fotovoltaica contribuiu para que o complexo deixasse de emitir mais 625 toneladas de CO2 apenas em 2023
Aeroporto de Salvador antecipa meta ESG com uso de energia solar
Fachada do Aeroporto Internacional de Salvador (BA). Foto: VINCI Airports/Reprodução

O Aeroporto Internacional de Salvador (BA) informou que vem registrando balanços significativos e positivos na ampliação de sua autonomia energética após aderir a instalação de sistemas de energia solar nas dependências do empreendimento. 

Somente no ano passado, o complexo viário gerou mais de sete milhões de kWh por meio de uma infraestrutura de captação de energia solar – com 10.808 módulos fotovoltaicos, fixados em uma estrutura metálica de alumínio – instalada ao lado da pista de pousos e decolagens em 2020. 

Essa autonomia seria suficiente para abastecer, anualmente, uma comunidade de 4,1 mil habitantes, segundo os dados de consumo per capita na Bahia, divulgados no Anuário Estatístico de Energia Elétrica. 

Em 2023, a geração e o uso de energia renovável no complexo contribuíram para fazer com que o aeroporto baiano deixasse de emitir mais de 625 toneladas de CO2 e alcançasse uma redução de 87% na emissão de carbono na comparação com o início da concessão da VINCI Airports, em 2018.

Aeroporto de Salvador (BA) antecipa meta ESG com uso de energia solar
Usina solar instalada ao lado da pista de pousos e decolagens. Foto: VINCI Airports/Reprodução

Em relação a 2022, a geração de energia cresceu mais de 140 mil kWh no local, alavancada, principalmente, pela instalação, em dezembro do ano passado, de um novo sistema de energia solar, com 1.125 módulos fotovoltaicos e quatro inversores, na cobertura do TECA (Terminal Internacional de Cargas).

Tais investimentos ajudaram a fazer com que o aeroporto alcançasse (de forma antecipada) o objetivo estabelecido pela VINCI Airports de reduzir pela metade as emissões internas de carbono até 2030. O foco agora é atingir a neutralidade de carbono até 2050.

Para isso, o Aeroporto Internacional da Bahia e a VINCI Airports, informaram que pretendem continuar ampliando os investimentos no uso de soluções de energia limpa e renovável.

 “Estamos em busca de soluções que reforcem o nosso compromisso em diminuir as emissões de poluentes, impulsionando a sustentabilidade no setor aeroportuário nacional” disse Alessandra Reis, gerente de meio ambiente do aeroporto. 

Além dos sistemas fotovoltaicos instalados, o aeroporto informou que também adquire fontes limpas e renováveis no Mercado Livre de Energia.

Para o balanço de 2024, Alessandra projetou “números ainda maiores de geração e autossuficiência energética no aeroporto e redução das emissões de gás carbônico com a consolidação desta estrutura complementar à usina solar que foi instalada em 2020”, pontuou.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal