A Aliança Energia, joint venture formada pela gestora Global Infrastructure Partners e pela mineradora Vale, assinou um acordo para adquirir o Complexo Eólico Caetité Norte, na Bahia, da Pontal Energy. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (22) pela Agência Reuters.
O valor da transação não foi informado. O ativo adquirido está em plena operação comercial e conta com 193,2 MW de capacidade instalada, distribuídos em 46 aerogeradores da fabricante WEG, com 4,2 MW cada.
De acordo com a Reuters, essa é a primeira venda de um ativo maduro da Pontal Energy, empresa controlada pela gestora de private equity Denham Capital. O CEO da Pontal, Gustavo Ribeiro, afirmou que o negócio está alinhado à estratégia de reciclagem de capital da companhia.
“A venda do Complexo Eólico Caetité Norte é mais um passo consistente na nossa estratégia de reciclagem de capital e demonstra a capacidade da nossa plataforma de gerar valor em diferentes estágios do ciclo dos ativos”, disse o CEO da Pontal Energy, Gustavo Ribeiro à Agência Reuters.
A conclusão da operação depende da aprovação do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), além do cumprimento de outras condições precedentes.
Ainda segundo a Reuters, a Pontal planeja preservar capital no Brasil para reinvestimentos estratégicos, citando a consolidação do mercado de energia renovável e o desenvolvimento de tecnologias como armazenamento em larga escala e soluções digitais para o setor.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.