Artigo publicado na Revista Canal Solar – Vol. 7, Nº 1, Fevereiro/2026
O avanço das tecnologias de geração distribuída e armazenamento de energia tem promovido mudanças no planejamento energético de sistemas isolados. Historicamente, geradores a diesel foram amplamente utilizados como principal fonte de suprimento nesses sistemas, devido à sua confiabilidade operacional e facilidade de despacho.
Entretanto, o uso de geradores a diesel traz um elevado custo operacional, relacionado ao uso do diesel e a manutenção do sistema.
O aumento dos custos do diesel tem impulsionado a integração de sistemas fotovoltaicos com sistemas de armazenamento de energia em baterias (BESS – Battery Energy Storage Systems) como alternativa técnica e economicamente viável para substituir, parcial ou totalmente, os geradores a diesel em sistemas isolados. Principalmente pelo fato de sistemas fotovoltaicos e de armazenamento apresentarem quedas significativas nos preços nos últimos anos.
Este artigo visa realizar uma análise detalhada da viabilidade financeira da implantação de um sistema hibrido (FV + BESS + Diesel), comparando-os com soluções convencionais baseadas apenas em geração a diesel.
Leia o artigo completo na íntegra da edição da revista. Clique aqui para baixar.
As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.