A conta de luz dos brasileiros começará em 2026 sem cobrança adicional. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) confirmou nesta terça-feira (23) que a bandeira tarifária para o mês de janeiro será verde, a primeira vez desde abril deste ano.
Segundo a Agência, apesar do período chuvoso ter registrado volumes abaixo da média histórica, os níveis de chuvas e dos reservatórios se mantiveram relativamente estáveis em novembro e dezembro em grande parte do país.
Veja o comparativo das bandeiras tarifárias de 2025
Entenda o sistema de bandeiras tarifárias
O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 e tem como objetivo ajustar mensalmente o custo da conta de luz para os consumidores brasileiros, sendo compostas pelas cores verde, amarela e vermelha (nos patamares 1 e 2).
Essa sequência indica o custo da energia para o mês seguinte: verde quer dizer que não há custo adicional. Quando são aplicadas as bandeiras amarela ou vermelha, a conta sofre acréscimo a cada 100 kWh consumidos. A amarela indica um leve aumento na conta de energia e a vermelha traz um custo maior aos brasileiros.
A sequência reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.
Bandeiras tarifárias: o que são e como elas impactam sua conta de energia?
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.
