A Diretoria Colegiada da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, nesta terça-feira (23), os reajustes tarifários anuais para 21 concessionárias de energia elétrica localizadas nos estados de Santa Catarina e São Paulo. Os novos preços começarão a vigorar no dia 30 de setembro.
A tabela a seguir apresenta as porcentagens de aumento para cada concessionária:
Entre as distribuidoras que terão suas tarifas reajustadas, destaca-se a Cervam, com aumentos expressivos de até 22,92% na tarifa de baixa tensão.
Por outro lado, algumas empresas terão redução nas tarifas, como a Cermoful, que terá uma queda de até 12,80% nas tarifas de baixa tensão.
De acordo com a ANEEL, os principais fatores que impactaram nos reajustes deste ano foram a atualização dos custos operacionais e de itens financeiros.
O aumento nas tarifas reflete, ainda, a necessidade de compensar as mudanças nos custos de compra e transmissão de energia, além dos encargos setoriais que financiam políticas públicas.
Revisão Tarifária versus Reajuste Tarifário
A ANEEL explica que o processo de RTA (Reajuste Tarifário Anual) é mais simples e ocorre sempre no ano em que não há RTP ( Revisão Tarifária Periódica). Nesse processo, a Parcela B é ajustada conforme o índice de inflação, como o IGP-M ou o IPCA, descontando o Fator X.
A RTP, estabelece o custo eficiente da distribuição de energia e define metas de qualidade e perdas de energia.
A entidade informa que, nos dois casos, os reajustes envolvem o repasse dos custos de compra e transmissão de energia, além dos encargos setoriais, que são fundamentais para a manutenção e implementação de políticas públicas no setor elétrico.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.