A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) informou nesta sexta-feira (19) que irá reforçar as ações de fiscalização sobre as distribuidoras de energia elétrica, após o apagão que deixou milhares de consumidores sem luz por vários dias em São Paulo.
Segundo a Agência, foi identificada a necessidade de um acompanhamento mais próximo da qualidade do serviço prestado, especialmente nas regiões Norte e Sudeste do país. Nesse contexto, a ANEEL aprovou a instalação de novas unidades regionais nessas localidades e informou que também estuda a criação de escritórios nas regiões Sul e Nordeste.
Além disso, de forma excepcional, a autarquia destacou que designará servidores para integrar uma força-tarefa de fiscalização em São Paulo entre os meses de dezembro de 2025 e março de 2026.
As ações serão realizadas de maneira coordenada com a ARSESP (Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo) e terão como foco o acompanhamento da prestação do serviço de distribuição de energia no estado.
De acordo com a ANEEL, o reforço da fiscalização exigirá apoio orçamentário adicional para custear a implantação das novas unidades regionais, bem como a ampliação do quadro de pessoal da Agência. As demandas relacionadas ao fortalecimento da capacidade operacional e à melhoria dos serviços aos consumidores já foram comunicadas ao Governo Federal.
A Agência informou ainda que está em discussão a criação de um Comitê de Crise, com o objetivo de coordenar as ações institucionais frente aos impactos de eventos climáticos severos que possam ocorrer até 31 de março de 2026. Todas as iniciativas foram formalmente comunicadas ao MME (Ministério de Minas e Energia) e à ARSESP.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.