A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) determinou, nesta terça-feira (16), que distribuidoras de energia de São Paulo e do Rio de Janeiro reforcem seus planos de contingência diante do alerta de eventos climáticos severos na região.
A medida tem como objetivo reduzir os impactos de tempestades previstas pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) para hoje e os próximos dias, que podem provocar interrupções no fornecimento de energia.
Segundo a agência, os planos devem prever a mobilização adicional de equipes treinadas para atuação na recomposição do sistema, além de protocolos de articulação com órgãos públicos, como Defesa Civil e Corpo de Bombeiros, e autoridades locais.
A ANEEL também solicitou que as distribuidoras encaminhem informações preliminares sobre ocorrências relevantes nos sistemas de distribuição.
De acordo com a Agência, embora a orientação tenha caráter preventivo, o descumprimento poderá resultar em processos de fiscalização e na aplicação de sanções previstas na Resolução Normativa nº 846/2019
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.