Astronergy fornece metade dos módulos para usina de 902 MWp

Complexo Solar Vista Alegre, localizado em MG, possui painéis com tecnologia N-Type
3 minuto(s) de leitura
astronergy-fornece-metade-módulos
Módulos da Astronergy instalados no Complexo Solar Vista Alegre. Imagem: Atlas Renewable Energy/Divulgação

A Astronergy Solar tem participado de grandes projetos no país. Entre eles está o Complexo Solar Vista Alegre, localizado em Janaúba, no estado de Minas Gerais. Segundo a empresa, é o maior sistema a ser construído em uma só fase no Brasil.

A planta, da Atlas Renewable Energy, tem capacidade instalada de 902 MWp, sendo que 454 MW são fornecidos pelos módulos fotovoltaicos Astronergy. O modelo escolhido foi o Astro N5CHSM72N(DG)/F-BH – 575W e 580W, e as entregas ocorreram entre agosto e dezembro de 2023. O empreendimento, que começou a ser construído no ano passado, começará a fornecer energia limpa à Albras até 2025.

De acordo com a fabricante, Vista Alegre é a primeira usina 100% feita com painéis N-Type do país. No total, o complexo produzirá 200 MWmed ou 2 TWh anuais, evitando a emissão de 2,4 milhões de toneladas de CO2 durante os 20 anos de operação – com geração equivalente ao fornecimento de energia para mais de 3 milhões de pessoas.

“Participar deste projeto é, sem dúvidas, muito importante para a história que a Astronergy vem construindo no mercado de energia renovável global. Fazer parte da história da Atlas e colaborar para grandes feitos como o caso da usina de Vista Alegre, também nos enche de orgulho. Estamos preparados para dar passos cada vez maiores em projetos de larga escala no país e, claro, em todo o mundo”, ressaltou Eduardo Gama, country manager Brasil da Astronergy.

O complexo, que já gerou mais de 2.500 empregos em sua fase de construção, também promove práticas ESG a longo prazo, mesmo durante a fase de operação. “Somos Parte da Mesma Energia” é o principal programa social da Atlas implementado em Janaúba.

A iniciativa promove diversidade e inclusão ainda na construção dos projetos de energia renovável, focado em formar e contratar mulheres locais em busca do alcance de manter ao menos 15% de participação feminina na mão de obra. A Astronergy afirmou que pretende, a curto prazo, participar ativamente de projetos sociais nas regiões que possuem seus módulos fotovoltaicos.

Sobre a Astronergy

A Astronergy opera como parte do Grupo CHINT, especializando-se em células e painéis solares. Desde sua fundação em 2006, tem marcado sua presença como uma das primeiras entidades privadas a explorar o campo fotovoltaico na China, e se estabeleceu como uma inovadora em módulos fotovoltaicos N-Type TOPCon. 

Conforme a fabricante, graças à tecnologia avançada de wafers de grande dimensão, a série ASTRO, um dos produtos de destaque da empresa, se adapta a uma vasta gama de aplicações, incluindo instalações de grande porte, sistemas fotovoltaicos comerciais e industriais, assim como projetos residenciais.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal