A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) aprovou, na última terça-feira (14), o Reajuste Tarifário Anual das distribuidoras EDP São Paulo e Neoenergia Brasília, responsáveis pelo fornecimento de energia em São Paulo e no Distrito Federal. As novas tarifas entram em vigor nos dias 23 e 22 de outubro, respectivamente.
No caso da EDP São Paulo, o aumento médio será de 16,78% para os consumidores, sendo 14,67% para residenciais, 15,44% para baixa tensão e 19,80% para alta tensão. A distribuidora atende cerca de 2,2 milhões de unidades consumidoras em 28 municípios do estado.
Já a Neoenergia Brasília terá um reajuste médio de 11,93%, com 10,56% para consumidores residenciais, 11,01% para baixa tensão e 14,47% para alta tensão. A concessionária é responsável pelo atendimento de 1,19 milhão de unidades consumidoras na capital federal.
Segundo a ANEEL, os reajustes refletem principalmente custos com encargos setoriais, transporte de energia e componentes financeiros apurados no processo tarifário. “Os índices consideram o equilíbrio econômico-financeiro das distribuidoras e a recomposição de custos do último ciclo”, destacou a Agência em nota.
Revisão tarifária x reajuste anual
A ANEEL explica que há duas modalidades principais de atualização tarifária: a RTP (Revisão Tarifária Periódica) e o RTA (Reajuste Tarifário Anual).
A RTP define o custo eficiente da distribuição, metas de qualidade e perdas, além do fator X, que busca estimular ganhos de produtividade. Já o RTA, aplicado nos anos em que não há revisão, é um processo mais simples, atualiza a chamada “Parcela B” pela inflação (IGP-M ou IPCA) deduzido do fator X, além de repassar custos de compra, transmissão e encargos setoriais.
Aprofunde seu conhecimento
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.