A AXIA Energia finalizou o projeto de modernização da Subestação de Marimbondo (SP), um dos pontos estratégicos para o escoamento da energia gerada no Sudeste e para a operação do SIN (Sistema Interligado Nacional). O empreendimento, dividido em nove etapas, recebeu um aporte de R$ 34,3 milhões.
As obras incluíram a substituição oito seccionadores e três para-raios de 500 kV, além de três seccionadores, um disjuntor e seis para-raios de 345 kV. Durante o período de execução, 238 empregos foram gerados.
Juliana de Cássia Moraes de Santana, gerente executiva de Implantação de Projetos de Engenharia de Transmissão da companhia, afirma que o projeto é parte de um movimento contínuo de modernização da infraestrutura da AXIA.
“A conclusão do empreendimento reforça o compromisso da AXIA Energia em fornecer eletricidade com eficiência para todo o país. A companhia segue investindo na modernização de seus ativos com foco nas comunidades, no meio ambiente e na segurança”, afirmouo.
De acordo com a AXIA, a RAP (Receita Anual Permitida) referente à modernização dos equipamentos deverá ser definida no próximo ciclo de reajuste das transmissoras.
Paralelamente a essa entrega, a empresa desenvolve um segundo projeto de modernização na mesma subestação, avaliado em R$ 9,6 milhões.
Inaugurada em 1975, a Usina Hidrelétrica de Marimbondo, localizada no Rio Grande, entre São Paulo e Minas Gerais, é uma das mais importantes fontes de geração para os dois estados.
O complexo foi pioneiro no uso de linhas de transmissão de 500 kV no Brasil e na América Latina, marco que consolidou sua relevância na expansão do SIN. A usina conta com oito unidades geradoras de 18 MW cada.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.