Balas perdidas danificam sistemas solares no Rio; integrador documenta ocorrências

Dois casos foram registrados pelo mesmo profissional no intervalo de poucos dias nas zonas Norte e Oeste da capital carioca
Canal Solar - Balas perdidas danificam sistemas solares no Rio; integrador documenta ocorrências
Bala perdida perfura e danifica sistema solar em operação no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

Dois sistemas fotovoltaicos em operação no Rio de Janeiro (RJ) foram atingidos por disparos de arma de fogo, segundo relato de um integrador local. Os casos ocorreram em bairros distintos, em clientes diferentes, e levantam preocupações quanto à segurança de instalações solares em áreas urbanas.

O primeiro episódio foi identificado na última sexta-feira (27), no bairro do Colégio, na Zona Norte da capital carioca. O cliente, que havia encontrado o integrador por meio de buscas no Google, possuía um sistema com mais de sete anos de operação e nunca havia realizado manutenção preventiva.

“Durante a inspeção no telhado identificamos um painel com um furo de bala. Removemos o módulo para evitar prejuízos maiores na geração. Não temos como precisar quando o disparo ocorreu”, relatou Daniel de Assis, proprietário da DLN Solar. 

Já o segundo caso foi registrado nesta semana no bairro Itanhangá, na Zona Oeste (vídeo abaixo). O sistema havia sido instalado há menos de um ano. “Infelizmente não sabemos exatamente quando aconteceu, mas há risco de incêndio e de comprometimento da segurança da instalação quando esse tipo de dano ocorre”, destacou o integrador.

Segundo ele, ambos os episódios foram documentados em imagens e os clientes já receberam orientação técnica sobre os riscos. O profissional reforça que danos por impacto externo em painéis solares, além de comprometer a geração de energia, podem provocar curtos-circuitos e, em casos extremos, incêndios.

O integrador também recomenda, de forma construtiva, que mais seguradoras ampliem a cobertura oferecida para sistemas solares. Assim como já existem pacotes que contemplam vendavais, granizo e descargas elétricas, ele sugere que os impactos por disparos de arma de fogo também passem a ser incluídos nos planos de seguro — sobretudo no Rio de Janeiro — garantindo mais segurança para consumidores e empresas do setor.

Seguros costumam cobrir danos por bala perdida?

Em entrevista ao Canal Solar, Mauro Filho, fundador e CEO da Elétron Seguros, empresa brasileira especializada em seguros para o mercado de energia solar, explica que a cobertura para danos causados por disparos de arma de fogo pode variar de acordo com cada seguradora — algumas oferecem esse tipo de proteção, outras não.

No entanto, ele ressalta um ponto que considera ainda mais relevante nessa discussão: a de que toda apólice possui uma franquia mínima, que hoje no mercado parte de R$ 500,00. Por esse motivo, ele avalia que o ideal é o integrador acionar o seguro apenas em situações mais severas, em que o evento possa comprometer o equilíbrio financeiro do cliente. 

“Não faz sentido acionar o seguro para trocar apenas um módulo, mas sim para casos mais graves, como vendavais, que historicamente causam prejuízos generalizados aos sistemas”, pontua.  

O profissional ainda conclui: “Quando apenas um módulo quebra — seja por bala perdida ou outro motivo — isso não impacta o equilíbrio financeiro do cliente. Até porque, com o custo atual dos equipamentos, a reposição muito provavelmente ficará abaixo do valor da franquia”, salientou. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.