O Banco do Brasil e a Eletrobras firmaram um contrato de créditos de carbono, que envolve a utilização de créditos gerados pela usina do Rio Teles Pires, localizada na divisa entre os estados do Pará e do Mato Grosso. A hidrelétrica tem capacidade para abastecer uma população de 13,5 milhões de habitantes com energia limpa.
Nesta parceria, a instituição financeira intermediou a compra de 992 toneladas de créditos de carbono gerados pela usina, para compor a compensação de gases de efeito estufa emitidos pela Brasilseg Companhia de Seguros.
O relacionamento negocial com a Eletrobras também contempla a comercialização no Mercado Livre de Energia para os clientes do banco. Para a Eletrobras, a parceria representa a expansão dos canais de venda para todo o país, de forma capilarizada.
“A parceria com o Banco do Brasil reforça nossa estratégia de atuação com centralidade no cliente final, ampliando o portfólio de produtos e soluções sustentáveis, muito além da simples oferta de contratos de energia”, afirma Ivan Monteiro, presidente da Eletrobras.
Sustentabilidade
Recentemente, o Banco do Brasil foi classificado pela sexta vez como a instituição financeira mais sustentável do mundo, segundo o ranking Global 100, da Corporate Knights; está há 13 anos no Índice Dow Jones de Sustentabilidade.
A empresa é também apontada como a companhia brasileira que mais gera receitas sustentáveis no Índice Clean 200 deste ano, com um volume de R$ 30 bilhões da carteira de financiamento para projetos de energia renovável até 2030.
Saiba como empresas podem lucrar com a comercialização de créditos de carbono, clicando aqui.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.