Segundo projeções divulgadas pelo MME (Ministério de Minas e Energia) e pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética), o planejamento da expansão do sistema de transmissão de energia no Brasil até 2035 deverá demandar investimentos da ordem de R$ 120 bilhões.
Os dados constam do Caderno de Transmissão de Energia do PDE (Plano Decenal de Expansão de Energia 2035), publicado nesta terça-feira (23).
O estudo trabalha com três cenários de expansão: um cenário de referência, utilizado como base para o planejamento oficial e dois cenários alternativos, classificados como otimista e pessimista, considerados de menor probabilidade.
No cenário central, o volume de investimentos previsto busca garantir a confiabilidade do SIN (Sistema Interligado Nacional) diante do crescimento da geração solar e eólica, além do aumento da demanda associado a novos segmentos industriais.
Entre os destaques do caderno está a recomendação de novas soluções tecnológicas para reforçar as interligações regionais.
Um dos principais projetos avaliados envolve a implantação de um bipolo em corrente contínua com tecnologia VSC (Voltage Source Converter), aplicação inédita no Brasil.
A alternativa permitirá ampliar de forma significativa a capacidade de intercâmbio entre regiões, aumentar a segurança operativa do SIN e viabilizar o escoamento de grandes volumes de geração renovável.
O caderno também traz análises sobre a evolução da capacidade de intercâmbio entre regiões geoelétricas, projeções de investimentos relacionados a ativos que se aproximam do fim de sua vida regulatória e um mapeamento dos contratos de transmissão com vencimento previsto nos próximos anos.
Outro ponto abordado é o impacto desses movimentos sobre as TUSTs (Tarifas de Uso do Sistema de Transmissão), tema sensível para agentes do setor e consumidores, especialmente em um contexto de expansão acelerada da infraestrutura elétrica.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.