A emissão de TRTs (Termos de Responsabilidade Técnica) registrou um crescimento de 33,52% em 2024, comparado ao ano anterior, segundo dados do CFT (Conselho Federal dos Técnicos Industriais).
De acordo com Bernardino José Gomes, diretor de Fiscalização e Normas do CFT, o avanço na emissão de TRTs demonstra não apenas o crescimento da demanda por profissionais técnicos, mas também o compromisso da entidade em garantir segurança e qualidade nos serviços prestados.
“A fiscalização do exercício profissional protege a sociedade e promove a valorização dos profissionais que por meio do conhecimento e da experiência, contribuem com o desenvolvimento social e econômico da Nação”, afirmou.
Projeção de crescimento
Entre janeiro e dezembro de 2024, o Sistema CFT/CRTs contabilizou a emissão de 961.377 TRTs. Para 2025, a expectativa é de continuidade nesse crescimento, considerando que, nos primeiros 50 dias do ano, já foram emitidos mais de 120 mil documentos, ultrapassando a marca de um milhão de TRTs nos últimos 14 meses.
Setores e modalidades em destaque
O setor de serviços liderou a emissão de TRTs, respondendo por 46% do total. Além disso, 32,8% dos documentos foram emitidos por técnicos em funções ou cargos em empresas e instituições.
As modalidades com maior emissão de TRTs em 2024 foram:
- Eletrotécnica – 30,34%
- Mecânica – 19,19%
- Eletrônica – 11,89%
- Edificações – 10,75%
Atualmente, mais de 822 mil técnicos industriais estão registrados no Sistema CFT/CRTs.
Estados com maior emissão de TRTs
O estado de São Paulo (CRT-SP) liderou o ranking, com mais de 170 mil TRTs emitidos, seguido por Minas Gerais (CRT-MG), Bahia (CRT-BA) e Rio de Janeiro (CRT-RJ). Entre os conselhos regionais, o CRT-01, que cobre o Distrito Federal e estados do Norte e Centro-Oeste, registrou mais de 171 mil TRTs, seguido pelo CRT-04 (Paraná e Santa Catarina) e CRT-02 (Amapá, Ceará, Maranhão, Pará e Piauí).
Outros estados também apresentaram números expressivos, como Pernambuco, Paraíba, Sergipe, Alagoas, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.
Com projeção de crescimento para os próximos anos, a emissão de TRTs segue como um indicador relevante para a valorização e regulação do setor técnico industrial no Brasil.
O que é o TRT?
O Termo de Responsabilidade Técnica é um documento obrigatório emitido por técnicos industriais registrados nos CRTs. Ele atesta a responsabilidade civil e criminal dos profissionais que elaboram projetos, executam serviços e prestam consultoria em setores públicos e privados.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.