Nesta segunda-feira (5), o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a aquisição pela ByteDance – controladora do TikTok, sobre o projeto de data center desenvolvido pela Casa dos Ventos.
O projeto será instalado na ZPE (Zona de Processamento de Exportação) do Ceará, conforme publicado no DOU (Diário Oficial da União).
O conselho informou que a operação não apresenta riscos à concorrência, já que a ByteDance não tem atividades relacionadas a data centers no Brasil, eliminando qualquer sobreposição de mercado.
De acordo com a Casa dos Ventos,o projeto servirá de oportunidade estratégica para a utilizar energia proveniente de parques eólicos em construção para abastecer o data center.
Já o TikTok vê a aquisição como a forma mais rápida de iniciar as exportações de serviços de processamento de dados a partir da ZPE cearense.
O complexo será instalado no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, no Ceará, e é um dos maiores empreendimentos privados do estado. O investimento total do projeto ultrapassa R$ 200 bilhões, com R$ 108 bilhões destinados à compra de equipamentos avançados até 2035.
A primeira fase está prevista para iniciar em 2027, com a criação de cerca de 4 mil empregos diretos entre a construção e a operação do data center.
O projeto também deverá contar com os benefícios previstos na MP (Medida Provisória) 1.307, que perdeu a validade no mesmo dia em que autorizou a instalação do data center.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.