A carga de energia elétrica no Brasil deve crescer 1,9% em 2025, alcançando 81.542 MW médios, segundo projeções da 2ª Revisão Quadrimestral das Previsões de Carga para o Planejamento Anual da Operação Energética (2025-2029).
O estudo foi divulgado na sexta-feira (1º) pela CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), pelo ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico) e pela EPE (Empresa de Pesquisa Energética).
Para o período de 2025 a 2029, a expectativa é de um crescimento médio anual de 3,5% na carga, que poderá atingir 94.958 MW médios ao final do horizonte.
As projeções incorporam a geração da MMGD (micro e minigeração distribuída) e a integração de Roraima ao SIN (Sistema Interligado Nacional) – prevista para 30 de setembro deste ano, com a conexão do estado ao subsistema Norte.
O cenário base considera uma revisão na expectativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2025, de 2,2% para 2,3%, refletindo o desempenho acima do esperado da economia no primeiro trimestre e a resiliência do mercado de trabalho.
Esses fatores ajudaram a compensar os efeitos do ambiente de inflação mais persistente e da manutenção de uma política monetária restritiva.
Para os anos seguintes, foram mantidas as projeções macroeconômicas da 1ª Revisão Quadrimestral, com apenas um ajuste marginal na estimativa de crescimento do PIB para 2026.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.