Carga nacional de energia deve crescer 2,5% em outubro, diz ONS

Previsão de afluência aponta para hidrologia abaixo da média histórica para o mês em todos os submercados
Foto: Canva

A carga nacional de energia elétrica – que corresponde ao consumo somado às perdas no sistema – deve alcançar 83.803 MW médios em outubro, o que representa uma alta de 2,5% frente ao mesmo mês do ano passado, de acordo com projeções do ONS (Operador Nacional do Sistema) divulgadas na última sexta-feira (26).

Segundo o operador, o avanço é esperado em todos os subsistemas, com destaque para o Norte, que apresenta a maior taxa de crescimento:

  • Norte: +6,5% (8.808 MWmed)
  • Nordeste: +3,3% (14.140 MWmed)
  • Sul: +1,9% (13.750 MWmed)
  • Sudeste/Centro-Oeste: +1,8% (47.105 MWmed)

Além da carga, o ONS também atualizou as projeções para a ENA (Energia Natural Afluente) até o final de outubro. Em todos os submercados, a expectativa é de índices abaixo da MLT (Média de Longo Termo), medida que compara a vazão natural dos rios com o padrão histórico.

  • Sul: 95% da MLT
  • Sudeste/Centro-Oeste: 65% da MLT
  • Norte: 57% da MLT
  • Nordeste: 51% da MLT

Segundo o diretor-geral do ONS, Marcio Rea, o cenário está de acordo com a sazonalidade: “Durante o mês de outubro as precipitações estão próximas da média nas principais bacias hidrográficas do SIN (Sistema Interligado Nacional), com a temperatura variando entre normal e acima da média em todo o país. Essas condições são compatíveis com o período do ano e o sistema dispõe dos recursos necessários para o atendimento da demanda”.

Os reservatórios também seguem em níveis considerados confortáveis. A previsão para a EAR (Energia Armazenada) no fim do mês indica índices iguais ou superiores a 50% em três regiões: Sul (84,2%), Norte (67,8%) e Nordeste (50,0%). O Sudeste/Centro-Oeste, que concentra cerca de 70% da capacidade de armazenamento do SIN, deve encerrar outubro com 48,0%.

Já o CMO (Custo Marginal de Operação) está projetado em R$ 296,82 em todos os subsistemas.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.