As cargas de ventos em estruturas fotovoltaicas são as principais causas de acidentes e colapsos estruturais.
As estruturas representam cerca de 10% a 15% do investimento total das usinas fotovoltaicas, porém são consideradas o esqueleto do projeto, pois dá suporte a grande parte do investimento e devido a isso é de suma importância escolher uma estrutura robusta.
A isopleta de ventos do Brasil que a normativa ABNT NBR 6123 se baseia foi criada em 1988 e ainda não houve uma atualização, mesmo a normativa tendo sido atualizada em 2023.
A realidade dos ventos no Brasil não é a mesma, como ventos registrados à 170km/h no Paraná em dezembro de 2024. Quando aplicamos os fatores da normativa (S1, S2 e S3), encontramos ventos acima dos 180 km/h.
Para calcularmos a velocidade característica do vento, velocidade considerada no cálculo da estrutura, levamos em conta 3 fatores.
O primeiro fator é o topográfico (S1) onde dependo da topográfica do local, o vento característico pode ser menor ou maior, como por exemplo, terrenos planos possuem fator de multiplicação igual à 1.
Como as chuvas fortes podem impactar o sistema fotovoltaico?
O segundo fator é a rugosidade do terreno, dimensões da estrutura e altura em relação ao terreno (S2), sendo a rugosidade classificada em categoria I à V, as dimensões estruturais classificadas entre A, B e C, com base nessas informações encontramos o fator de multiplicação de cada altura em relação ao solo.

Para o terceiro fator (S3) temos o fator estatístico que varia de 1 a 5, sendo o fator 1, estruturas cuja ruína total ou parcial pode afetar a segurança ou possibilidade de socorro a pessoas após uma tempestade destrutiva, para esta situação o fator de multiplicação é de 1,11. Para obter informação de todos os fatores, verificar a ABNT NBR 6123.
A Metal Light Solar Estruturas segue com fatores muito rigorosos de segurança, para que não haja risco de colapso das estruturas, mesmo com esta mudança do cenário de vento do país, assim garantindo robustez para o investimento do cliente final.
As opiniões e informações expressas são de exclusiva responsabilidade do autor e não obrigatoriamente representam a posição oficial do Canal Solar.