O Proenergia Summit 2025, realizado nos dias 24 e 25 de setembro no Centro de Eventos do Ceará, reuniu cerca de 4.500 pessoas para dois dias de debates e palestras sobre a transição energética.
O evento contou com a participação de 36 empresas e startups, além da presença de 88 profissionais, para discussões sobre temas como hidrogênio verde, economia do mar e reforma do setor elétrico.
Na abertura, Luis Carlos Queiroz, presidente do Sindienergia-CE destacou o crescimento do evento e agradeceu aos participantes e patrocinadores.
“Esta edição do Proenergia Summit entrou para a história. Certamente, estamos consolidados como o principal evento voltado à transição energética do Brasil. E como eu sempre digo que ninguém faz nada sozinho, sobretudo em um evento deste porte, gostaria de agradecer a todos os envolvidos”, disse.
Elmano de Freitas, governador do Ceará foi homenageado com o Troféu Jurandir Picanço, por sua contribuição à energia renovável no Ceará, mas foi representado pela vice-governadora Jade Romero.
Também foram assinados acordos de cooperação entre Sindienergia-CE e Sindienergia-RS.
Entre os palestrantes, Ricardo Cavalcante, presidente da FIEC (Federação das Indústrias do Estado do Ceará), conduziu palestra magna sobre a transição energética no Brasil. Diversos temas também foram abordados nos palcos, como o futuro da geração distribuída e o impacto do armazenamento de energia.
O evento contou com a presença de importantes nomes do setor, incluindo representantes dos MME (Ministérios de Minas e Energia), ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), Eletrobras e outras entidades.
Uma das novidades dessa edição foi o palco “Manifesto Proenergia 2025”, dedicado ao debate sobre a modernização regulatória e os desafios da transição energética no Ceará, com propostas que serão acompanhadas até a próxima edição, em 2026.
Foram discutidos ainda: Curtailment como Mecanismo de Expansão das Renováveis; Financiando o Futuro: Como Atrair Capital para a Nova Energia?; Regulação e Política para a Nova Geração Distribuída; Gás Natural, Biogás e Biometano; e Energia Nuclear: Expectativas para o Futuro.
O evento também premiou soluções inovadoras durante um hackathon e encerrou com uma palestra do filósofo Pondé, uma abordagem sobre filosofia e atualidades.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.