China constrói “Grande Muralha Solar” em deserto com energia limpa e reflorestamento

Projeto no Deserto de Kubuqi já cobre 400 km com painéis solares e integra soluções ambientais e socioeconômicas
China constrói “Grande Muralha Solar” em deserto com energia limpa e reflorestamento
Foto: People's Daily Online/Zhang Liyang/Divulgação

A China avança em sua transição energética com um projeto de escala inédita no Deserto de Kubuqi, na Mongólia Interior. Batizada de “Grande Muralha Solar”, a usina combina geração de energia renovável com restauração ambiental, cobrindo atualmente 400 km de extensão. Quando concluída, até 2030, poderá atingir 100 GW de capacidade instalada.

Mais do que uma usina solar, o projeto é uma intervenção ecológica em larga escala. A estrutura funciona como barreira contra a desertificação, com vegetação plantada sob os painéis, irrigação por gotejamento movida a energia solar e reutilização de água de minas. O objetivo é regenerar o solo e estabilizar as dunas que ameaçam regiões próximas.

Projeto no Deserto de Kubuqi já cobre 400 km com painéis solares e integra soluções ambientais e socioeconômicas
Foto: People’s Daily Online/Zhang Liyang/Divulgação

Além dos ganhos ambientais, a “Grande Muralha Solar” também traz benefícios sociais e econômicos para a região. A instalação gera empregos, estimula a pecuária com criação de forragem sob os painéis e movimenta cadeias produtivas locais.

A iniciativa evidencia a ambição chinesa na liderança da transição energética global, com uma combinação rara de escala, inovação e impacto ambiental. O Deserto de Kubuqi, antes símbolo de degradação, agora projeta um futuro de energia sustentável para cidades como Pequim, e além.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Raphael Guerra
Raphael Guerra
Estudante de jornalismo na PUC Campinas. Atuou na Futpress, TV Século 21, ENM e Rádio Campinas Digital. Possui experiência em podcast, televisão, rádio, notícias e assessoria de imprensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.