China vai atingir metas de energia limpa para 2030 ainda este mês

A maior emissora de C02 lidera a transição energética no mundo
3 minuto(s) de leitura
China vai atingir metas de energia limpa para 2030 ainda este mês
Geração de energia na China. Foto: Kevin Frayer

A China está no caminho para alcançar 1,2 TW de capacidade instalada de energia solar e eólica ainda este mês, conforme relatório da CEF (Climate Energy Finance). Apesar de ser a maior emissora de carbono do mundo, está liderando a transição energética, cumprindo seis anos antes a meta inicial do governo.

Com uma população de 1.412 bilhão de pessoas (dados de 2022 do Banco Mundial e Departamento do Censo dos Estados Unidos), é o maior gerador de poluição do mundo. Responsável por cerca de 30,9% das emissões de carbono, enquanto os Estados Unidos são responsáveis por 13,5% e a Índia, 7,3%.

Os três países juntos somam mais da metade de toda a emissão global, 51,7%, conforme dados do Global Carbon Atlas sobre as emissões de 2021.

Considerada “fábrica do mundo”, é o maior polo industrial, produzindo e exportando mais de 40% dos 500 principais produtos industriais para todos os países. O que contribui para a grande emissão de CO2.

Porém, o país também tem mostrado um grande avanço nas metas dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), para mitigar os impactos ambientais.

Implantação de energia renovável

Em um esforço para reduzir carbono, a China estabeleceu um novo recorde com 75 GW de novas instalações de energia renovável autorizadas. Esse número represente quase 65% do total global de instalações. 

De acordo com a análise publicada pela Ember Climate, ela tem se destacado na expansão de energias renováveis e é líder global solar e eólica, com a maior geração e as maiores adições anuais.

Nos primeiros cinco meses de 2024, 103,5 GW de capacidade de energia limpa foram instalados, enquanto os acréscimos de energia térmica diminuíram 45% .

Só em junho deste ano, o país ativou o parque solar de Mindon, com 13.000 hectares em Urumqi, capital de Xinjiang, com capacidade de 3,5 GW.

China vai atingir metas de energia limpa para 2030 ainda este mês
Parque solar de Mindon de 3,5GW, em Urumqi/ Xinjiang. Foto: CGDG

Além da turbina eólica offshore de 18 MW, a maior do mundo em potência em Shantou, província de Guangdong.

China vai atingir metas de energia limpa para 2030 ainda este mês
Turbina eólica offshore de 18 MW Foto: Dongfang Electric Corporation 

O volume de projetos de energia eólica e solar em construção na China é quase o dobro dos do resto do mundo juntos, com 339 GW em construção, ultrapassando os Estados Unidos com 40 GW em construção. O Brasil aparece em terceiro, com 12,9 GW, segundo levantamento do The Guardian.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Emily Castro
Emily Castro
Graduanda em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui experiência na produção de matérias para portais jornalísticos, rádio e podcast.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal