A fabricante chinesa Envision Energy chega ao mercado brasileiro com um contrato inicial para o fornecimento de 630 MW em turbinas eólicas. O acordo foi firmado com a Casa dos Ventos e inclui, além do fornecimento dos equipamentos, um contrato de serviços com duração de 30 anos. Os valores do negócio não foram divulgados.
Fundada em 2007, a Envision é uma multinacional chinesa de tecnologia limpa e energia renovável, com atuação focada em turbinas eólicas de última geração, sistemas de armazenamento de energia e soluções integradas voltadas à transição energética.
A companhia desenvolve, fabrica e comercializa tecnologias para geração e gestão de energia renovável, incluindo energia eólica, BESS (Battery Energy Storage Systems) e hidrogênio verde.
Pelos termos do contrato, a Envision fornecerá turbinas Galileo AI de 8 MW, modelo que figura entre os de maior potência instalada no Brasil até o momento.
Segundo a Casa dos Ventos, o acordo pode evoluir para além do fornecimento de equipamentos, abrangendo colaboração em gestão digital de ativos ao longo de todo o ciclo de vida, data centers baseados em inteligência artificial e soluções integradas de hidrogênio verde e amônia.
De acordo com Lucas Araripe, diretor executivo da Casa dos Ventos, a parceria reflete a avaliação de um compromisso de longo prazo da fabricante chinesa com o país. “Esta colaboração permitirá a entrega de projetos eólicos de alta qualidade e grande escala com confiabilidade e desempenho, ao mesmo tempo em que acelerará o crescimento de indústrias emergentes e atrairá tecnologias avançadas”, afirmou o executivo.
Já Henry Peng, vice-presidente sênior e presidente da América Latina e da Região Europeia da Envision Energy, destacou a intenção de fortalecer a cadeia produtiva local.
“Nossa parceria com a Casa dos Ventos vai muito além do fornecimento de turbinas. Nos comprometemos a explorar temas como soluções de zero emissões líquidas habilitadas por IA em nível de sistema em energia eólica, AIDC, hidrogênio verde, armazenamento de energia e combustível de aviação sustentável”, disse
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.