Um novo apagão registrado em São Paulo (SP) e municípios da região metropolitana entre a tarde e a noite desta segunda-feira (19) deixou mais de 130 mil consumidores sem o fornecimento de energia elétrica.
Em nota, a Enel São Paulo informou que chuvas intensas e ventos fortes provocaram danos à rede elétrica em diferentes municípios da área de concessão. As cidades mais afetadas foram Embu-Guaçu, Ribeirão Pires, São Lourenço da Serra e Rio Grande da Serra.
Em comunicado atualizado às 10h desta terça-feira (20), a Enel São Paulo informou que conseguiu normalizar o fornecimento de energia para 85% dos clientes até o final da noite de segunda-feira.
“No momento, equipes da companhia atuam para restabelecer o fornecimento de energia a cerca de 41 mil clientes, o que representa aproximadamente 0,4% das unidades atendidas pela distribuidora na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital”, destacou a companhia.
A distribuidora também afirmou que suas equipes seguem mobilizadas para o atendimento a emergências e orientou que, em caso de falta de energia, os consumidores priorizem os canais digitais para agilizar o registro das ocorrências.
Pressão sobre a concessionária
O novo apagão ocorre em um momento de pressão sobre a Enel São Paulo, que enfrenta um processo administrativo que pode resultar na cassação do contrato de concessão. Na semana passada, o presidente Lula (PT) solicitou à AGU (Advocacia-Geral da União) a abertura de investigações sobre a atuação da empresa no estado.
Um mês antes, a Prefeitura e o Governo do Estado de São Paulo também pediram a cassação da concessão, alegando falhas recorrentes na prestação do serviço. A solicitação ocorreu após um temporal que deixou 4,4 milhões de clientes sem energia, em um dos maiores apagões da história recente da região.
O episódio teve forte repercussão política e motivou a abertura de processos de apuração por órgãos reguladores. Antes disso, outros eventos de grandes proporções já haviam sido registrados, como o apagão de novembro de 2023 – quando tempestades com ventos intensos derrubaram deixaram mais de 2 milhões de consumidores sem energia por vários dias.
AGU investigará atuação da Enel e divulgará relatório sobre apagões em fevereiro
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.