[gtranslate]

CMSE aprova medidas preventivas para o atendimento à demanda de energia

ONS quer despachar as UTEs Porto de Sergipe, Santa Cruz e Linhares, com o objetivo de otimizar os custos operacionais do SIN
CMSE aprova medidas preventivas para o atendimento à demanda de energia
Falta de chuvas compromete a produção das hidrelétricas. Imagem: Pixabay

O CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico) se reuniu na última terça-feira (3) para definir um conjunto de ações visando garantir o atendimento à demanda de energia do país ao longo deste ano, especialmente considerando a escassez de chuvas no SIN (Sistema Interligado Nacional), com destaque para a região Norte.

Os modelos climáticos apontam incerteza quanto à configuração do fenômeno La Niña e indicam chuvas abaixo da média para os meses de setembro, outubro e novembro nas regiões Norte e Centro-Oeste, além de temperaturas acima da média histórica em todo o Brasil.

Diante desse cenário, o ONS (Operador Nacional do Sistema) ressaltou a necessidade de utilizar recursos de reserva para atender à demanda máxima do sistema, que geralmente ocorre no final da tarde e início da noite.

Entre as ações aprovadas pelo CMSE, destaca-se a continuidade do despacho das termelétricas a gás natural Santa Cruz e Linhares durante todo o mês de novembro. Além disso, existe a possibilidade de despacho flexível das UTEs Porto de Sergipe, Santa Cruz e Linhares, com o objetivo de otimizar os custos operacionais do SIN.

Também foi autorizada a articulação para viabilizar a operação excepcional do reservatório intermediário da hidrelétrica de Belo Monte, com vazão mínima de 100 m³/s.

Adicionalmente, estão previstos esforços para antecipar a entrada em operação de importantes linhas de transmissão, como a LT 500 kV Porto do Sergipe – Olindina – Sapeaçu, LT 500 kV Terminal Rio – Lagos (c.1 e c.2), e LT 345 kV Leopoldina 2 – Lagos, com o intuito de garantir o pleno escoamento de potência nos meses de setembro a dezembro.

O ONS também pretende adotar critérios de desempenho e segurança menos restritivos para a operação do SIN, a fim de maximizar o uso dos recursos disponíveis e assegurar o atendimento das cargas entre setembro e novembro.

Apesar do cenário adverso, o ONS informa que o nível de armazenamento de energia do SIN está em 58%, com a expectativa de atingir entre 42% e 49% ao final do período seco, o que afasta o risco de desabastecimento.

Hidrologia e Armazenamento

Para setembro, no cenário mais desfavorável, prevê-se ENAs (Energia Natural Afluente) abaixo da média histórica em todos os subsistemas: 48% no Sudeste/Centro-Oeste, 46% no Sul, 36% no Nordeste e 42% no Norte. Para o SIN como um todo, a afluência prevista é de 43% da MLT (Média de Longo Termo), o segundo menor valor registrado para o mês em 94 anos.

A expectativa para o final de setembro é de níveis de armazenamento de 47,1% (Sudeste/Centro-Oeste), 43,8% (Sul), 49,3% (Nordeste) e 75,5% (Norte), no cenário inferior. 

Expansão da Geração e Transmissão

Em agosto, a expansão da capacidade instalada de geração elétrica foi de 571 MW, e a de capacidade de transformação, de 1.683 MVA. No acumulado de 2024, a expansão totalizou 7.096,5 MW de capacidade instalada de geração centralizada, 2.409,4 km de linhas de transmissão e 10.730 MVA de capacidade de transformação.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Wagner Freire
Wagner Freire
Wagner Freire é jornalista graduado pela FMU. Atuou como repórter no Jornal da Energia, Canal Energia e Agência Estado. Cobre o setor elétrico desde 2011. Possui experiência na cobertura de eventos, como leilões de energia, convenções, palestras, feiras, congressos e seminários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal