[gtranslate]

Conferência debaterá crescimento do armazenamento e hidrogênio renovável

ess South America trará especialistas para discutir potencial das tecnologias no mercado brasileiro
4 minuto(s) de leitura
Conferência debaterá crescimento do armazenamento e hidrogênio renovável
Conferência ess South America. Imagem: ©Solar Promotion GmbH/Reprodução

O The smarter E South America, que será realizado entre os dias 27 e 29 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo (SP), contará com a conferência ess South America que trará discussões cruciais sobre o crescimento do armazenamento de energia e hidrogênio renovável no Brasil

Durante a conferência, especialistas discutirão a relevância do armazenamento para a integração eficiente da solar e eólica, superando barreiras técnicas e econômicas para otimizar o uso de energia renovável e promover a transição energética no país.

Outro destaque é o potencial do armazenamento de energia para melhorar a transmissão e distribuição no Brasil. A capacidade de “desengargalar” as redes elétricas brasileiras e prover flexibilidade operativa é fundamental para assegurar a estabilidade e eficiência do sistema elétrico e permitir o crescimento das renováveis.

A ess também destacará o potencial do armazenamento para clientes comerciais e industriais em média tensão. Serão discutidas como essas tecnologias podem atender às necessidades específicas desses usuários, proporcionando economia de custos e maior segurança energética. 

Segundo a organização, a viabilidade econômica e os benefícios ambientais do armazenamento serão analisados para este segmento crucial do mercado. Adicionalmente, a conferência dedicará uma especial atenção ao uso de sistemas de armazenamento para a descarbonização da geração de energia elétrica na Amazônia e outros lugares remotos, onde a solar e o armazenamento já são uma alternativa viável à geração termoelétrica com combustíveis fósseis.

Hidrogênio renovável

A produção de hidrogênio de baixo carbono será um tema central. Serão explorados os conceitos de sustentabilidade e a competitividade das diferentes “cores” do hidrogênio, com ênfase na produção sustentável. 

Os participantes discutirão as vantagens do H2V (hidrogênio verde) e outras opções de baixo carbono, bem como estratégias para tornar a produção brasileira mais competitiva no mercado global. 

A curadoria desta conferência está sendo realizada conjuntamente pela ABSAE (Associação Brasileira de Soluções de Armazenamento) e a ABSOLAR (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica).

“A conferência da ees South America 2024 é um encontro fundamental para inovadores do armazenamento de energia, líderes do setor e formuladores de políticas públicas”, disse Florian Wessendorf, diretor administrativo da Solar Promotion International GmbH.

De acordo com o executivo, à medida que navegamos pelas complexidades das soluções de energia sustentável, essa conferência será uma pedra angular na formação do futuro do armazenamento em todo o continente. “Estamos muito satisfeitos por sediar essa importante conferência durante a The Smart E South America em São Paulo”, finalizou. 

A ees South America será realizada paralelamente à Intersolar South America – maior feira e congresso da América Latina para o setor solar; à Power2Drive South America – feira e congresso fundamental para infraestrutura de carregamento e eletro-mobilidade; e à Eletrotec+EM-Power South America – feira de infraestrutura elétrica e gestão de energia. As quatro feiras compõem a plataforma The smarter E South America.

Serviço

Evento: ees South America

Datas do congresso: 28 e 29 de agosto de 2024

Onde: Expo Center Norte, em São Paulo (SP)

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme

Horário do congresso: 9h às 20h

Mais informações: acesse o link.

Organização: ees South America é organizado pela Solar Promotion International, Pforzheim e Freiburg Management und Marketing International, e coorganizado pela Aranda Eventos & Congressos, São Paulo.

Picture of Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal