A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) divulgou a segunda edição do boletim InfoTarifa, com projeção de efeito médio tarifário de 6,3% para 2025.
O aumento projetado supera a inflação estimada para o ano — 5,1% pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) e 1,3% pelo IGP-M (Índice Geral de Preços – Mercado).
O principal fator para a revisão da estimativa foi o orçamento da CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), homologado em valor R$ 8,6 bilhões superior ao previsto anteriormente.
Criado em abril deste ano, o InfoTarifa é publicado trimestralmente e detalha a evolução das tarifas, explica a composição de cada componente e aponta fatores externos — como encargos setoriais — que influenciam os cálculos realizados pela Agência.
O documento completo está disponível na biblioteca da Agência ou nas centrais de conteúdo do site oficial.
Alta histórica da conta de luz no Brasil
A alta acima da inflação prevista para 2025 na conta de luz tem sido a tônica do Brasil nos últimos anos. Um estudo, divulgado em junho deste ano pela Abraceel (Associação dos Comercializadores de Energia Elétrica), revela que entre 2010 e 2024 a tarifa no mercado regulado subiu 177%, superando a inflação (IPCA) no mesmo período, que alcançou 122%.
Ou seja, a conta de luz cresceu 45% acima da inflação oficial. O estudo também analisou a evolução dos indicadores em um histórico mais longevo, desde 2003. Nesse período, a conta de luz residencial cresceu 269%, enquanto o IPCA subiu 218%, conforme mostra a reportagem publicada pelo Canal Solar.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.