Créditos de energia solar abastecerão hospital oncológico e reduzirão custos na saúde de Goiás

Valores economizados ou gerados pelo consumo de energia por entidade do Governo do Estado serão doados ao Cora
Canal Solar - Créditos de energia abastecerão hospital oncológico e reduzirão custos na saúde de Goiás
Cora utilizará recursos doados para abater custos com energia elétrica. Foto: Secom-GO

A Secretaria da Saúde de Goiás informou que autorizou a doação de créditos de energia elétrica para o Cora (Complexo Oncológico de Referência) do Estado, viabilizando uma iniciativa que une solidariedade e a geração distribuída solar.

A formalização ocorreu nesta terça-feira (15), com a assinatura do secretário da Saúde, Rasível Santos, e do engenheiro Gustavo Ferreira, vice-presidente da Aced (Associação Civil Energia Democrática) – entidade responsável pela doação. 

O processo foi instruído com pareceres técnicos e jurídicos favoráveis das áreas de Infraestrutura, Planejamento e Gestão de Custos do Estado, além de validação da Procuradoria Setorial.

Ao doar esses créditos, a Aced permite que o Cora utilize os recursos para abater seus custos com energia elétrica – um dos principais custos operacionais das unidades hospitalares do Estado, principalmente devido ao uso de equipamentos de alta complexidade e à necessidade de climatização constante. 

“Essa transferência de recursos libera o Cora para investir mais diretamente em tratamentos, equipamentos e no atendimento aos pacientes oncológicos e radioterápicos, beneficiando a população goiana”, garante Thalles Paulino de Ávila, superintendente de Gestão Integrada da SES-GO.

O processo agora segue para as providências finais junto à Fundação Pio XII (gestora do Cora) e à Aced, para conclusão da transferência dos créditos.

Cora

O Cora é um hospital público especializado no tratamento de pacientes com câncer, sendo referência para oncologia e radioterapia em Goiás e em toda a região Centro-Oeste, sendo gerenciado pelo Estado, em parceria com a Fundação Pio XII (mesma mantenedora do Hospital de Amor de Barretos).

O complexo de saúde foi criado para ampliar o acesso a tratamentos gratuitos e de qualidade contra o câncer, de modo a reduzir a fila de espera e evitar que pacientes precisem se deslocar para outros estados na busca por um atendimento contra a doença.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.