A cidade de Cubatão (SP) estuda implantar uma URE (Usina de Recuperação Energética) que transformará resíduos sólidos urbanos em eletricidade e vapor térmico por meio da tecnologia WTE (Waste-to-Energy).
O projeto será instalado em uma área que abrigava um antigo lixão e pretende transformar o local em um polo de economia circular voltado ao atendimento do setor industrial.
A iniciativa integra o futuro Polo de Energia Sustentável do município e ocorre em paralelo às negociações para instalação de uma indústria de hidrogênio verde na cidade.
Para viabilizar a usina, a prefeitura iniciou tratativas com a China Civil Engineering Construction Corporation, parceira da SUS Environment.
A proposta prevê o uso de tecnologias avançadas de eficiência térmica e sistemas de filtragem para converter o lixo urbano em insumo energético para o Polo Industrial de Cubatão e para o futuro Corredor Porto-Indústria.
De acordo com César Nascimento, prefeito da cidade, já há articulação com os governos estadual e federal para viabilizar os projetos.
“Já estamos em tratativas avançadas para trazer a indústria do hidrogênio verde para a cidade, com apoio dos governos Estadual e Federal. Agora avançamos também em outra frente promissora e alinhada às tendências globais”, afirmou.
Wang Kay, gerente do Departamento de Tecnologia e Projetos da China Civil Engineering Construction Corporation, conta que a China praticamente zerou os seus lixões após a construção de mais de seiscentas usinas de Recuperação Energética, semelhantes à que pode ser instalada em Cubatão.
“É um processo seguro e consolidado globalmente. A nossa tecnologia já opera em larga escala em vários países da Ásia e da Europa, convertendo resíduos em recursos valiosos”, afirmou o executivo.
O município ainda aguarda a avaliação do modelo de implantação, que pode ocorrer por meio de PPP (Parceria Público-Privada), além das etapas de licenciamento ambiental e análises técnicas necessárias.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.