89% dos brasileiros adotariam energia solar contra mudanças climáticas

Pesquisa Datafolha buscou apurar a percepção da população em relação aos problemas causados pela crise do clima
Datafolha 89% dos brasileiros teriam energia solar para combater mudanças climáticas
Sistema fotovoltaico instalado em residência. Foto: Henrique Hein/Canal Solar

Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Datafolha identificou que 89% dos brasileiros estão dispostos a instalar sistemas de energia solar em suas residências para contribuir com o combate às mudanças climáticas. 

No Rio Grande do Sul, estado que conviveu com uma calamidade climática no começo do ano e ainda enfrenta as consequências disso, esse índice sobe para 90%.

O levantamento buscou apurar a percepção da população em relação à crise do clima, tendo ouvido 2.457 pessoas, com 16 anos ou mais, em 130 municípios entre os dias 17 e 22 de junho. 

A margem de erro máxima para o total da amostra é de quatro pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

A Pesquisa Datafolha mostrou ainda que, pelo que sabem ou percebem no dia a dia, cerca de 97% dos brasileiros acreditam que o planeta está passando por mudanças climáticas, enquanto 2% avaliam que isso não está acontecendo e apenas 1% dos entrevistados não souberam opinar. 

Questionados sobre os riscos que as mudanças climáticas podem causar num curto espaço de tempo, houve divisão de opiniões entre aqueles que acreditam que elas representam um risco imediato (52%) e aqueles que acreditam que serão um risco apenas no futuro (43%).

Perguntados se acham que os cientistas e ambientalistas exageram sobre os alertas em relação aos impactos das mudanças climáticas, dois terços (67%) da população disse que não e 31% avaliam que há exagero, enquanto 2% preferiram não opinar. 

A taxa dos que não veem exagero por parte de cientistas e ambientalistas ao falarem sobre os efeitos das mudanças no clima do planeta fica acima da média no Sudeste (73%), no Rio Grande do Sul (76%) e entre quem estudou até o ensino superior (80%). 

No Nordeste, o índice dos que veem exagero é de 41%, e alcança 43% entre quem estudou até o ensino fundamental. 

Questionados ainda sobre qual o grau de responsabilidade que atribuem a si mesmos pelas mudanças climáticas, cerca de 25% avaliaram que se sentem muito responsáveis e 51% se sentem um pouco responsáveis. Outros 23% se sentem nada responsáveis e apenas 1% não respondeu.

Confira o estudo completo, clicando aqui.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Picture of Henrique Hein
Henrique Hein
Atuou no Correio Popular e na Rádio Trianon. Possui experiência em produção de podcast, programas de rádio, entrevistas e elaboração de reportagens. Acompanha o setor solar desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal