Desempenho estrutural é fator decisivo na eficiência e durabilidade de usinas

Engenheiro da Adias destaca soluções que oferecem robustez e adaptabilidade para diferentes condições de solo
Canal Solar - Desempenho estrutural é fator decisivo na eficiência e durabilidade de usinas
Planta de 3.613 kWp localizada em Nova Resende, Minas Gerais. Foto: Adias/Reprodução

Com o avanço da energia solar no Brasil, a escolha correta das estruturas metálicas tornou-se um dos pilares para o desempenho e a durabilidade dos sistemas. Em um setor cada vez mais exigente em termos de eficiência, segurança e retorno sobre investimento, a qualidade de tais equipamentos – especialmente em usinas de solo – é determinante para o sucesso de longo prazo dos empreendimentos.

Nesse contexto, destacam-se as soluções desenvolvidas pela Metal Light, como as linhas Estrutura Plus e Estrutura Premium – concebidas com o objetivo de atender às mais altas exigências do mercado, oferecendo capacidade técnica superior, robustez estrutural e específica de aplicação, seja em usinas de grande porte ou em projetos personalizados. A análise é de Danilo Coutinho, diretor de Engenharia da Adias Sol.Ar – empresa parceira da fabricante. 

De acordo com ele, um exemplo que ilustra esse compromisso é a usina na cidade de Nova Resende em Minas Gerais, com capacidade instalada de 3.6 MWp. “Pudemos comprovar na prática a confiabilidade e o desempenho das estruturas Metal Light, associadas ao nosso acompanhamento técnico em todas as fases do projeto.

Outros exemplos incluem a UFV Amontada 04 (1,26 MWp), localizada em Cruz (CE), com estrutura Plus da companhia, e a UFV Colômbia (700 kWp), em São Paulo, também com estrutura Premium. Conforme Coutinho, em todos os casos, os projetos enfrentaram diferentes condições ambientais e geográficas – e as estruturas se mostraram decisivas para garantir segurança e durabilidade.

UFV Amontada 04. Foto: Adias/Reprodução
UFV Colômbia. Foto: Adias/Reprodução

Avanço do setor exige soluções completas

Na visão do engenheiro, o mercado brasileiro de energia solar avança de forma expressiva, impulsionado por políticas de incentivo, maior conscientização ambiental e o desejo crescente de independência energética. 

“Ainda assim, convivemos com desafios importantes, como a necessidade de qualificação técnica permanente, oscilações cambiais e o alinhamento regulatório que garante segurança jurídica para investidores e consumidores”, apontou.

“Superar essas barreiras exigem não apenas tecnologia de ponta, mas também atendimento próximo e suporte pós-venda eficiente , capaz de garantir a continuidade operacional e o retorno esperado de cada investimento”, concluiu o diretor. 

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.

Foto de Mateus Badra
Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Os comentários devem ser respeitosos e contribuir para um debate saudável. Comentários ofensivos poderão ser removidos. As opiniões aqui expressas são de responsabilidade dos autores e não refletem, necessariamente, a posição do Canal Solar.

Notícias do Canal Solar no seu E-mail

Relacionados

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal

<
<
Canal Solar
Privacidade

Este site usa cookies para que possamos fornecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.