Dia 1 Intersolar Europe: células de alta eficiência e inversores para grandes projetos

Evento reúne os principais lançamentos do mercado solar, armazenamento e mobilidade elétrica
Dia 1 Intersolar Europe
A edição da The Smarter E Europe de 2024 começou com quatro exposições individuais. Foto: Divulgação

Atualizada às 15h

A edição da The Smarter E Europe de 2024 começou, nesta quarta-feira (19), em Munique, Alemanha, com quatro exposições individuais – Intersolar Europe, ees Europe, Power2Drive Europe e EM-Power Europe.

O evento reúne 3.048 expositores, em um espaço de 206 mil metros quadrados distribuídos por 19 pavilhões e áreas externas, e traz diversos lançamentos e novidades para o mercado solar, de armazenamento e de mobilidade elétrica.

O evento é organizado pela Solar Promotion e pela FWTM (Freiburg Wirtschaft Touristik und Messe). “Estamos encantados com o crescimento inabalável das energias renováveis. No entanto, para que nossa infraestrutura energética possa lidar com esse crescimento, precisamos atualizá-la por meio de sua digitalização e torná-la mais flexível”, pontuou Markus Elsässer, CEO da Solar Promotion. 

“Não podemos permitir que nosso sucesso se transforme em uma desvantagem. Em Munique, oferecemos a plataforma ideal para discussões inter e intra setoriais, para que possamos celebrar nossos sucessos e enfrentar juntos nossos desafios atuais. No final, só podemos alcançar um mundo de energia à prova de futuro trabalhando em conjunto”, destacou Hanna Böhme, CEO da FWTM.

Células com eficiência superior a 30%

O Fraunhofer ISE (Fraunhofer Institute for Solar Energy Systems) exibe em seu estande as células solares tandem que, segundo pesquisadores do instituto, podem ter efiência superior a 35%.

Ao Canal Solar, o Fraunhofer explicou que a tecnologia de células tandem combina silício com uma camada de perovskita para melhorar a eficiência da conversão de energia solar. Enquanto o silício tem limitações na absorção de espectros específicos de luz solar, a perovskita preenche essa lacuna ao absorver um espectro diferente. 

Esta combinação permite alcançar eficiência até 35%, em comparação com o limite teórico de 25-27% para células de silício convencionais. Como resultado, módulos solares com potência de até 1000 W podem ser viáveis.

Inversor para grandes projetos

A fabricante Chint Power exibiu em seu estande seu mais recente lançamento, o inversor de 350 kW, projetado principalmente para grandes plantas de geração distribuída e centralizada. Segundo a companhia, o equipamento opera eficientemente em temperaturas de até 45 graus Celsius sem perda de potência, garantindo alta performance em diversas condições ambientais.

Soluções de armazenamento de energia

A Kehua focou no evento na nova geração do EStation 2.0 liquid cooling ESS, que adota um design avançado de dissipação de calor com resfriamento líquido. Segundo a empresa, o produto possui grau de proteção IP65 e tratamento anticorrosivo C5, que pode operar em plena carga a 45 ℃ e atingir 1,1 vezes a capacidade de sobrecarga a 40 ℃.

Além disso, o limite de tensão de circuito aberto da solução é aumentado para 1600 V, o valor máximo do MPPT de carga total é aumentado para 1500 V e a interface para armazenamento de energia é reservada, o que oferece vantagens como maior geração de energia, maior confiabilidade, maior adaptabilidade e menor custo de kWh

A Jinko Solar também não ficou de fora e apresentou seu portfólio de armazenamento de energia, como o novo SunTera 5 MWh, o SunGiga All in One e o Sistema Residencial de Alta Tensão, apresentando soluções que vão desde o armazenamento em armazenamento em escala industrial a soluções residenciais.

O sistema de bateria em escala de serviços públicos SunTera 5 MWh oferece capacidade de até 5 MWh, com recursos avançados como resfriamento líquido e balanceamento de células para eficiência e longevidade.

Equipado com células de fosfato de ferro-lítio, gerenciamento de bateria de última geração
e proteção automatizada contra incêndio, a SunTera 5 MWh garante segurança e desempenho. Seu sistema de resfriamento líquido otimiza o gerenciamento térmico, enquanto o design compacto e a O&M inteligente minimizam os requisitos de espaço e energia.

Já a Exide Technologies, empresa de soluções em armazenamento com mais de 100 MWh instalados em baterias de íon-lítio, exibiu em seu estande a Solition Mega Three. Este sistema oferece 3,4 MWh de capacidade, com componentes de refrigeramento líquido.

A Shenzhen Tramsmart marcou presença no evento com um lançando do WalkingBoy, uma bateria de fosfato de ferro-lítio de 2,1 kg (LiFePO4) com 153,6 Wh de capacidade. Pode ser carregado através de painel solar ou diretamente da rede. 

Mundo instalou 536 GW de renováveis em 2023

Segundo o último Relatório Global de Status 2024 da REN21, apresentado na feira, apenas no ano passado foram instalados mundialmente 536 GW de capacidade de energia renovável. Deste total, 407 GW foram de energia fotovoltaica, mostrando que a fonte solar desempenha um papel central na expansão das renováveis. 

Na avaliação de Rana Adib, diretora Executiva da REN21, a The smarter E Europe oferece o espaço necessário para compartilhar ideias sobre tendências atuais, tecnologias e modelos de negócios

“Isso exige um planejamento colaborativo de longo prazo envolvendo todos os setores e partes interessadas, juntamente com investimentos na infraestrutura de rede e armazenamento necessários para desbloquear maiores participações de energias renováveis em toda a economia”, comentou.

Previsões para instalações no mundo

O Canal Solar falou com a InfoLink Consulting, que informou que o mundo deve instalar cerca de 500 GW de potência da fonte solar, em 2023 este valor foi de 447 GW.

Por volta de 50% desses 500 GW devem ser na China, seguido pelos Estados Unidos com 38GW a 42 GW, Índia deve adicionar de 20 GW a 25 GW, e Brasil e Alemanha devem brigar pela quarta posição.

Além disso, o mercado deve permanecer estável em relação a 2023, não deve ter um grande crescimento. Cenário que deve se repetir em 2025, o crescimento, se houver, da ordem de 3%.

Carregador para veículos elétricos com mais eficiência e velocidade 

A Siemens, empresa especializada em automação industrial e software, infraestrutura, tecnologia predial e transporte, também marcou presença na Intersolar Europe 2024, apresentando uma novidade para a eletromobilidade: o carregador SICHARGE D mais dinâmico para eCars e eTrucks de 160 kW a 400 kW.

Segundo a empresa, a tecnologia se destaca pela alocação dinâmica de energia, ou seja, realizando um carregamento mais rápido e aumentando a eficiência, além de trazer mais facilidade de manutenção e conforto com sua tela ajustável de 24 polegadas, garantindo a facilidade de uso.

Ingeteam lança inversor híbrido

A empresa espanhola Ingeteam apresentou um inversor híbrido, de central e string, chamado de mini inversor central. Ele se conecta a um único cabo de 300 kW, ao invés dos 32 cabos necessários para 300 kW em um inversor string.

Montado em um plano inclinado com múltiplas unidades, pode chegar a 8,4 MW. Reduzindo a quantidade de cabos necessários, o produto também reduz custos de construção facilitando o cabeamento ao longo da estrutura.

Baterias estão em alta no Intersolar Europe

Harry Schmelzer, gerente de vendas da WEG, está presente na feira para acompanhar as novidades e tendências para o mercado solar e de armazenamento de energia. O executivo conversou com o Canal Solar e comentou sobre suas impressões sobre o evento e o mercado.

Schemelzer afirmou que o evento está repleto de novidades em bateria, carregadores de veículos elétricos, módulos caminhando para preços mais competitivos e com tecnologia mais atraente.  De acordo com ele, o mercado já está falando em utility scale. Ele ainda comentou que valores bons em bateria e módulos estão impulsionando o mercado. 

Sunova e Solenso lançam o joint venture

A Sunova/Thornova Solar e a Solenso fecharam parceria e lançaram na Intersolar Europe a joint venture ALP (Advanced Lasting Photovoltaics), que se dedica a fornecer módulos fotovoltaicos avançados para diversas aplicações. Segundo a fabricante, a ALP oferece atualmente seu módulo ALP 3 com resistência à carga de neve de até 8.000Pa, testes de granizo e é resistente ao fogo. 

Shenzhen lança bateria ferro-lítio com capacidade de 153,6 Wh

A Shenzhen Tramsmart apresentou seu mais recente lançamento na Intersolar, o WalkingBoy, uma bateria de fosfato de ferro-lítio pesando apenas 2,1 kg (LiFePO4), com capacidade de 153,6 Wh. Esta bateria pode ser carregada tanto por meio de um painel solar quanto diretamente da rede elétrica.

Conferências na Intersolar Europe

Na última terça (18), foi dada a largada na parte de congressos. Muitos conteúdos foram discutidos sobre o armazenamento de energia. A pressão na Europa por descarbonização é muito grande, e a entrada da solar e eólica é fundamental.

No continente europeu, também estão enfrentando dificuldades com as restrições das linhas de transmissão. Muitas plantas de investidores estão sofrendo com constrained-off, e o armazenamento em baterias, principalmente, é visto como ponto chave para resolver tais problemas. 

O constrained-off é o termo utilizado para descrever eventos em que a operação de geração de energia elétrica é temporariamente limitada ou interrompida devido a restrições operacionais específicas em uma usina ou conjunto de empreendimentos.

Entre os painéis de destaque esteve um sobre a digitalização no controle e monitoramento na operação e manutenção de parques de utility scale. Os profissionais presentes no local comentaram que na Europa há uma preocupação muito grande com relação ao assunto.

Por conta disso, várias ferramentas estão sendo desenvolvidas, pois a grande questão é como consegue-se antecipar problemas e agir de forma proativa antes mesmo que a usina pare de gerar energia, por exemplo. Portanto, abordaram sobre big data, inteligência artificial e redes neurais para que os modelos identifiquem os problemas o mais cedo possível.

Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: [email protected].

Imagem de Ericka Araújo
Ericka Araújo
Head de jornalismo do Canal Solar. Apresentadora do Papo Solar. Desde 2020, acompanha o mercado fotovoltaico. Possui experiência em produção de podcast, programas de entrevistas e elaboração de matérias jornalísticas. Em 2019, recebeu o Prêmio Jornalista Tropical 2019 pela SBMT e o Prêmio FEAC de Jornalismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as últimas notícias

Assine nosso boletim informativo semanal