A CLAMPER acaba de lançar seu novo e-book técnico voltado à proteção contra surtos elétricos em sistemas fotovoltaicos, com objetivo de apoiar engenheiros, integradores, projetistas e instaladores na correta especificação e instalação de DPS (Dispositivos de Proteção contra Surtos).
A empresa reúne em seu novo material um compilado de evidências técnicas, laboratoriais, exemplos de campo e boas práticas de instalação para consolidar a proteção contra surtos como elemento estratégico e não opcional em projetos de GD (Geração Distribuída) e usinas solares de grande porte.
O que o e-book aborda
Ao longo de 15 capítulos, o material apresenta de forma didática e técnica os principais aspectos relacionados aos surtos elétricos em sistemas fotovoltaicos. Entre os temas centrais estão:
- O conceito de surtos elétricos, suas características e diferenças em relação às sobretensões temporárias;
- As principais origens dos surtos em sistemas FV, incluindo descargas diretas, indiretas e surtos por chaveamento;
- Os impactos diretos nos inversores, módulos, cabos e sistemas de monitoramento, com dados que demonstram falhas após poucos impulsos quando não há proteção adequada;
- A análise técnica do mito da “proteção interna” dos inversores, mostrando, por meio de ensaios laboratoriais, que ela não substitui o uso de DPS externos;
- A função, o funcionamento e os parâmetros técnicos de seleção dos DPS, tanto no lado de CC (corrente contínua) quanto no lado de CA (corrente alternada);
- Coordenação entre DPS, equipotencialização e integração com sistemas de SPDA;
- Principais normas técnicas e regulamentações aplicáveis, como ABNT NBR 5419, NBR 16690, IEC 61643 e a Resolução Normativa ANEEL nº 1000;
- Boas práticas de instalação, manutenção preventiva e prevenção de falhas recorrentes;
- Impacto econômico da proteção, mostrando que o investimento em DPS representa apenas de 1% a 3% do valor do sistema, evitando prejuízos até 20 vezes maiores.
O material também apresenta estudos científicos e evidências experimentais, incluindo ensaios que demonstram que inversores sem DPS externo podem falhar entre 1 e 7 surtos, enquanto sistemas protegidos resistiram a mais de 100 impulsos simulados.
DPS em sistemas fotovoltaicos
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.