A Eletrobras firmou uma parceria com a C3 AI para aplicar inteligência artificial na gestão de sua rede de transmissão, com foco no monitoramento em tempo real e na solução rápida de falhas, disseram as empresas à Agência Reuters.
O sistema C3 AI Grid Intelligence, que já estava em funcionamento em dez subestações desde o ano passado, será agora expandido para todos os ativos de transmissão da companhia — responsável por 74 mil quilômetros de linhas, o equivalente a 37% do SIN (Sistema Interligado Nacional).
Embora os valores do contrato não tenham sido revelados, a iniciativa surge em um momento em que investimentos em redes elétricas ganham força globalmente, seja para lidar com a maior complexidade das matrizes energéticas, seja como resposta a riscos climáticos extremos e a eventos que ameaçam a estabilidade do sistema.
Nesse cenário, a aposta em IA busca aumentar a resiliência da infraestrutura. De acordo com a Eletrobras, a solução da C3 AI consegue identificar alarmes e correlacionar incidentes, apontar equipamentos afetados e apoiar a tomada de decisão em menos de dez segundos — processo que antes poderia levar de minutos a horas.
Além do monitoramento, a elétrica também passou a usar outra ferramenta da C3 AI para otimizar a produção de relatórios operacionais, liberando os técnicos para atividades de maior valor agregado.
“Estamos modernizando processos críticos de monitoramento da rede, o que nos permite responder a incidentes de forma mais eficaz e ágil, garantindo estabilidade e disponibilidade do sistema”, disse Pablo Flores, gerente executivo de Proteção, Automação e Controle de Sistemas de Operação da Eletrobras.
Com informações da Agência Reuters
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.