A Eletrobras anunciou nesta quarta-feira (15) a venda de toda a participação que detinha na Eletronuclear para a Âmbar Energia, empresa do Grupo J&F, por R$ 535 milhões.
Além do valor da transação, a Âmbar se comprometeu a assumir as garantias prestadas pela Eletrobras em favor da Eletronuclear e a integralização das debêntures firmadas com a União, que somam R$ 2,4 bilhões.
A Eletronuclear — controlada pelo Governo Federal por meio da ENBPar (Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional) — é responsável pela operação do Complexo Nuclear de Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro.
A empresa opera as usinas Angra 1 (640 MW) e Angra 2 (1.350 MW), além de conduzir o projeto de Angra 3, que terá 1.405 MW de capacidade instalada. Juntas, as três unidades somam potencial de 3.400 MW — energia suficiente para abastecer mais de 10 milhões de pessoas.
Compradora
A Âmbar Energia é uma das empresas do Grupo J&F, que também controla a JBS — uma das maiores produtoras globais de alimentos à base de proteína —, o sistema de pagamentos PicPay e a fabricante de celulose Eldorado Brasil.
Com 39 usinas em operação, a Âmbar atua na geração, distribuição e comercialização de energia, com portfólio diversificado que inclui fontes solar, hidrelétrica, biodiesel, biomassa, biogás e gás natural.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.