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Eletromobilidade: tendências globais e papel pioneiro do Brasil

Mercado mundial de VEs deve ultrapassar 50 milhões de unidades até 2030
Eletromobilidade tendências globais e papel pioneiro do Brasil
Indústria automobilística brasileira está gradualmente passando a produzir veículos elétricos. Foto: Freepik

Entre tantos países ao redor do mundo acelerando esforços no sentido de reduzir as emissões de carbono e adotar soluções sustentáveis, o papel do Brasil ganhará cada vez mais importância. O país vem explorando suas vocações e enfrentando desafios, e assim tem o potencial de tornar-se um líder no movimento global da eletromobilidade.

No empenho global para chegar a um futuro mais sustentável, a eletromobilidade surge como um importante estímulo de mudanças no setor de transportes. Quase o mundo todo vem adotando VEs (veículos elétricos) e investindo na infraestrutura necessária para deixar para trás os combustíveis fósseis.

Segundo estudos recentes, prevê-se que o mercado global de VEs ultrapassará 50 milhões de unidades até 2030, com uma taxa de crescimento anual de 22,6%. Essa rápida expansão é alimentada por vários fatores, incluindo políticas públicas, incentivos dos governos, avanços tecnológicos, conscientização ambiental e desenvolvimento da infraestrutura.

Papel estratégico do Brasil

A Solar Promotion International GmbH, organizadora do The smarter E South America, afirmou que o mercado brasileiro de eletromobilidade está evoluindo rapidamente, com avanços marcantes nas vendas de VEs, expansão da infraestrutura de recarga e crescente apoio de políticas públicas. 

Ademais, a instalação de fábricas para a produção local de veículos elétricos e componentes vem fortalecendo a cadeia logística, o que impulsiona ainda mais a evolução do setor. 

“Investimentos em redes de recarga e a integração com energias renováveis vêm consolidando o país como sério protagonista na transição para a eletromobilidade na América Latina. O crescimento ininterrupto desse mercado posiciona o Brasil na liderança indiscutível da região na transição para o transporte elétrico”, destacaram.

Segue, abaixo, os principais pontos elencados pela Solar Promotion International que evidenciam o papel estratégico do Brasil.

  1. Integração com energias renováveis: o robusto setor de energia renovável no Brasil – especialmente quanto à energia hidrelétrica e eólica –, produz uma base sustentável para o crescimento da eletromobilidade. Os abundantes recursos de energia limpa do país permitem a integração de VEs com uso mínimo de combustíveis fósseis na geração de energia, tornando a transição ainda mais benéfica para o meio ambiente;
  2. Iniciativas governamentais: o governo brasileiro introduziu uma série de iniciativas para promover a adoção de VEs, incluindo incentivos fiscais para compras de veículos elétricos e investimentos em infraestrutura de recarga, além de apoio à pesquisa e desenvolvimento em tecnologias de VEs. O Plano Nacional de Mobilidade Elétrica (PNME) tem metas ambiciosas para aumentar a participação de VEs na frota nacional até 2035;
  3. Potencial industrial: a indústria automobilística brasileira está gradualmente passando a produzir VEs e seus componentes. As grandes montadoras estão investindo na produção local de VEs, aproveitando a força de trabalho qualificada e a expertise tecnológica do Brasil. Além disso, o país vem explorando oportunidades de tornar-se um centro global de produção de baterias de lítio, dadas suas expressivas reservas minerais;
  4. Soluções de mobilidade urbana: para responder à crescente urbanização e à necessidade de soluções sustentáveis de transporte, as cidades brasileiras vêm adotando ônibus elétricos e outras formas de transporte público eletrificado. São Paulo e Rio de Janeiro lideram com projetos-piloto e formação de grandes frotas de ônibus elétricos, contribuindo para despoluir o ar e reduzir a pegada de carbono.

Desafios e oportunidades

Embora o potencial do Brasil no segmento de eletromobilidade seja imenso, permanecem desafios. De acordo com a Solar Promotion International GmbH, o alto custo dos VEs, a limitada infraestrutura de recarga e a necessidade de campanhas de conscientização estão entre os principais obstáculos a superar. No entanto, esses desafios também apresentam oportunidades para inovação, investimento e colaboração entre os setores público e privado.

Congresso destaca inovações do setor

A Power2Drive South America fará sua estreia no Expo Center Norte, São Paulo, entre 27 e 29 de agosto de 2024 como a feira e congresso fundamentais para infraestrutura de carregamento e eletromobilidade na América Latina, enfocando a relevância do carro elétrico na matriz energética e na sustentabilidade do transporte no futuro, e apresentando soluções inovadoras de carregamento, conceitos de bateria e modelos de negócios para uma eletromobilidade sustentável.

“A Power2Drive é o ponto de encontro ideal para fabricantes, fornecedoras, instaladoras, distribuidoras, administradoras de frotas e de energia, fornecedoras de eletromobilidade e novas empresas. A feira é uma oportunidade para discutir a situação atual e as tendências estratégicas dos mercados fotovoltaicos latino-americanos, bem como as inovações tecnológicas e as novas oportunidades de negócios”, explicou a  Solar Promotion International.

O evento será realizado em paralelo com a Intersolar South America, a maior feira e congresso da América Latina para o setor solar; ees South America, evento essencial para baterias e sistemas de armazenamento de energia na América Latina; e Eletrotec+EM-Power South America, feira de infraestrutura elétrica e gestão de energia. As quatro feiras e congressos compõem a plataforma The smarter E South America.

Serviço

Evento: Power2Drive South America

Datas do congresso: 28 e 29 de agosto de 2024

Onde: Expo Center Norte, em São Paulo (SP)

Endereço: Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme

Horário do congresso: 9h às 20h

Mais informações: acesse o link.

Organização: Power2Drive South America é organizado pela Solar Promotion International, Pforzheim e Freiburg Management und Marketing International, e coorganizado pela Aranda Eventos & Congressos, São Paulo.

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Mateus Badra
Jornalista graduado pela PUC-Campinas. Atuou como produtor, repórter e apresentador na TV Bandeirantes e no Metro Jornal. Acompanha o setor elétrico brasileiro desde 2020.

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