O mercado de energia solar fotovoltaica pode criar até 3,6 milhões de empregos no Brasil nos próximos cinco anos, segundo o Grupo Studio, consultoria empresarial com atuação em áreas como energia, finanças e compliance.
Desde que a GD (geração distribuída) foi regulamentada no país, em 2012, mais de 1,4 milhão de empregos diretos e indiretos já foram viabilizados com o avanço da fonte renovável.
Apenas entre janeiro e julho de 2025, a potência instalada em sistemas de GD cresceu 5,29 GW, de acordo com o último boletim da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), publicado em 14 de agosto.
No período, 513.321 novos sistemas entraram em operação, atendendo 928.480 unidades consumidoras, das quais 663.469 residenciais.Em agosto, o Brasil superou a marca de 60 GW de potência solar em operação.
O volume considera a soma de pequenos e médios sistemas de geração própria (42,05 GW) e das grandes usinas solares (17,95 GW). No acumulado do ano, já foram adicionados mais de 7 GW, já que em janeiro o país havia ultrapassado o patamar de 53 GW.
Mais do que reduzir a conta de luz, a energia solar impulsiona a economia nacional, com geração de empregos e renda, e se consolida como tecnologia estratégica para a transição energética.
Para empresas, investir em geração própria significa fortalecer a imagem institucional, reduzir riscos operacionais e ampliar a percepção positiva da marca entre clientes, investidores e parceiros – fatores cada vez mais relevantes em mercados competitivos.
“Não se trata apenas de reduzir a fatura de energia, mas de transformar um passivo em ativo estratégico. A energia solar permite que a empresa retome o controle sobre uma das suas maiores despesas operacionais, enquanto avança em compromissos com inovação e sustentabilidade. É uma virada de chave na gestão”, afirma Carlos Braga Monteiro, CEO da consultoria.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.