A Engie Brasil Energia concluiu a aquisição das usinas hidrelétricas Santo Antônio do Jari e Cachoeira Caldeirão, localizadas no Amapá e no Pará, em um negócio avaliado em R$ 2,9 bilhões (enterprise value), valor que inclui o endividamento dos empreendimentos.
A operação recebeu aval do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), além de atender às condições previstas no contrato.
Com a compra, a companhia adiciona 612 MW de capacidade instalada ao seu portfólio: 393 MW provenientes da UHE Santo Antônio do Jari e 219 MW da UHE Cachoeira Caldeirão. As duas usinas têm toda a energia contratada no Ambiente de Contratação Regulada (ACR).
A UHE Santo Antônio do Jari está localizada no rio Jari, na divisa entre Laranjal do Jari (AP) e Almeirim (PA). Com capacidade instalada de 393 MW e capacidade comercial de 211 MW médios, entrou em operação em 2014. A concessão é válida até outubro de 2045.
A energia gerada está contratada por meio de acordos firmados nos 11º e 15º Leilões de Energia Nova, com vigência até dezembro de 2044 e 2046. Já a UHE Cachoeira Caldeirão, no rio Araguari, em Ferreira Gomes (AP), possui 219 MW de capacidade instalada e 123 MW médios de capacidade comercial.
Iniciou operação comercial em 2016 e tem concessão válida até agosto de 2048. O contrato de venda de energia foi firmado no 15º Leilão de Energia Nova, em 2012, com vigência até dezembro de 2046.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.