Todos os estados brasileiros já contam com ao menos 100 MW de potência instalada em energia solar no segmento de GD (geração distribuída), segundo dados atualizados nesta quarta-feira (5) pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Roraima foi o último estado a alcançar essa marca.
Ao todo, o país conta com 41,7 GW de potência instalada e mais de 3,74 milhões de sistemas de GD solar em operação em 5.559 municípios. Atualmente, apenas 11 cidades ainda não possuem sistemas fotovoltaicos em operação. O número de UCs (Unidades Consumidoras) abastecidas, por sua vez, ultrapassa 6,5 milhões.
Entre os estados, São Paulo lidera com 5,90 GW, seguido por Minas Gerais (5,14 GW) e Paraná (3,78 GW). Outros destaques incluem Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Bahia, todos com mais de 2 GW de potência instalada. Ao todo, 14 estados já superaram a barreira de 1 GW.
A classe residencial é a principal responsável por esse avanço, com 20,7 GW em potência instalada, quase o dobro do segmento comercial.
Para Geraldo Silveira, engenheiro responsável pela CS Consultoria, a presença da GD é cada vez mais evidente em todas as regiões do país.
“Em todos esses nossos anos de consultoria, percebemos como a GD se popularizou cada vez mais em todas as unidades federativas do país. Até o mês passado, só não tínhamos atendido o Distrito Federal — o que mostra o alcance real dessa tecnologia”, afirmou o profissional.
Confira os números de potências instaladas dos 10 primeiros no levantamento:
- São Paulo: 5,90 GW;
- Minas Gerais: 5,14 GW;
- Paraná: 3,78 GW
- Rio Grande do Sul: 3,47 GW
- Mato Grosso: 2,73 GW
- Bahia: 2,19 GW
- Goiás: 2,12 GW
- Mato grosso do Sul: 1,68 GW
- Rio de Janeiro: 1,57 GW
- Santa Catarina: 1,50 GW
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.