O DOE (Departamento de Energia) e o DOD (Departamento Defesa) dos Estados Unidos realizaram no domingo (15) o deslocamento aéreo de um pequeno reator nuclear da Califórnia para Utah, marcando a primeira operação do tipo no país.
A iniciativa busca demonstrar a viabilidade de implantação rápida dessa tecnologia para aplicações militares e civis. As informações foram divulgadas pela agência Reuters.
O equipamento, desenvolvido pela Valar Atomics, foi transportado a bordo de uma aeronave militar C-17 da Base Aérea de March, na Califórnia, até a Base Aérea de Hill, em Utah. O dispositivo seguiu sem combustível nuclear.
O secretário de Energia, Chris Wright, e o subsecretário de Defesa para Aquisição e Sustentação, Michael Duffey, acompanharam a operação.
Capacidade e cronograma
O modelo transportado, chamado Ward, tem dimensões próximas às de uma minivan e capacidade de até 5 MW, o suficiente para abastecer cerca de 5 mil residências, segundo a empresa.
A operação inicial prevista para julho deve começar com 100 quilowatts, alcançando 250 kW ainda este ano antes de ampliar gradualmente até a capacidade total.
O governo do presidente Donald Trump tem defendido a expansão da geração nuclear como parte da estratégia para ampliar a oferta elétrica, atender à demanda associada à segurança nacional e sustentar o avanço de tecnologias como inteligência artificial.
Autoridades também confirmaram negociações com estados, incluindo Utah, para viabilizar locais de reprocessamento ou descarte permanente de resíduos radioativos.
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.