O armazenamento de energia em baterias de lítio passou a integrar, pela primeira vez, a logística operacional do Exército Brasileiro em mobilizações militares.
A Força iniciou testes com um sistema móvel que combina geração solar e armazenamento energético para abastecer pelotões em campo, reduzindo a dependência de geradores a diesel e ampliando a autonomia das tropas.
O equipamento, batizado de MEC (Módulo de Energia de Campanha) foi desenvolvido para fornecer energia elétrica renovável em operações e acampamentos militares.
O MEC é composto por seis painéis fotovoltaicos de 610 Wp cada e por um sistema de armazenamento de energia com capacidade de 20 kWh, baseado em baterias de lítio.
Todo o conjunto é instalado sobre uma carreta de pequeno porte, o que facilita o transporte e permite rápida implantação em diferentes cenários de operação.
Quatro protótipos do MEC serão utilizados em mobilizações de diferentes organizações militares, atendendo demandas como comunicações, iluminação e outros equipamentos críticos. Após a fase de testes em campo, o sistema passará por nova avaliação para possível adoção definitiva pela Força.
“Ao fornecer energia renovável à tropa desdobrada no terreno, elimina-se a necessidade do suprimento de combustível para os geradores, aumentando a autonomia energética das frações empregadas e reduzindo a exposição dos comboios de suprimentos”, disse Luís Cláudio Brion Cardoso, Diretor de Material de Engenharia e General de Brigada.
Investimentos no setor solar já é realidade no Exército Brasileiro
Todo o conteúdo do Canal Solar é resguardado pela lei de direitos autorais, e fica expressamente proibida a reprodução parcial ou total deste site em qualquer meio. Caso tenha interesse em colaborar ou reutilizar parte do nosso material, solicitamos que entre em contato através do e-mail: redacao@canalsolar.com.br.